You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28884
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSarti, Flavia Medeiros-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:13:40Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:47:40Z-
dc.date.available2014-05-20T15:13:40Z-
dc.date.available2016-10-25T17:47:40Z-
dc.date.issued2009-08-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982009000200006-
dc.identifier.citationEducação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 25, n. 2, p. 133-152, 2009.-
dc.identifier.issn0102-4698-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/28884-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28884-
dc.description.abstractO artigo focaliza o potencial formativo da parceria intergeracional na formação docente -inicial e continuada -, tendo por pressuposto a existência de uma cultura profissional específica do magistério (JULIA, 2001), o papel dos professores como produtores de saberes sobre o ensino (SHULMAN, 1986; TARDIF; LESSARD; LAHAYE, 1991), bem como a importância da escola como eixo para a formação docente (NÓVOA, 1999; AZANHA, 2000). São apresentados dados sobre um trabalho formativo que, desde 2006, vem sendo desenvolvido na cidade de Rio Claro, reunindo estudantes do curso de Pedagogia da UNESP e professores dos anos iniciais do ensino fundamental. de acordo com a proposta, futuros professores e professores em exercício atuam como parceiros, em uma relação de colaboração nas atividades docentes. Além da formação profissional dos sujeitos envolvidos, o investimento nessas parcerias tem em vista o desenvolvimento de uma dimensão mais colaborativa no seio da cultura do magistério.pt
dc.description.abstractThe paper focuses on the formative potential of the intergenerational partnership on teacher education - initial and continuous - presupposing the existence of a professional culture peculiar to teachers (JULIA, 2001), the teachers' role as producers of knowledge about the teaching itself (SHULMAN, 1986; TARDIF, LESSARD E LAHAYE, 1991), and the significance of schools as an axis for teachers education (NÓVOA, 1999; AZANHA, 2000). Information about a formative project, in progress since 2006 in Rio Claro/ Brazil, is presented. The project puts UNESP´s Pedagogy students and primary teachers together. According to the purpose, current and coming teachers are partners that collaborate on teaching. Besides the professional education of the subjects involved, the investment on this partnership aims at developing a more collaborative dimension on teachers'culture.en
dc.format.extent133-152-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Educação-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectFormação de Professorespt
dc.subjectDocênciapt
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt
dc.subjectTeachers Educationen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectProfessional Developmenten
dc.titleParceria intergeracional e formação docentept
dc.title.alternativeIntergerational partnership and teacher educationen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista-
dc.identifier.doi10.1590/S0102-46982009000200006-
dc.identifier.scieloS0102-46982009000200006-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0102-46982009000200006.pdf-
dc.relation.ispartofEducação em Revista-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.