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dc.contributor.authorFernandes, Maria José da Silva-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:13:40Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:47:40Z-
dc.date.available2014-05-20T15:13:40Z-
dc.date.available2016-10-25T17:47:40Z-
dc.date.issued2010-12-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000300005-
dc.identifier.citationEducação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 26, n. 3, p. 75-101, 2010.-
dc.identifier.issn0102-4698-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/28886-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28886-
dc.description.abstractAs reformas educacionais atuais introduziram conceitos econômicos na gestão das escolas e transferiram a responsabilidade pelas ações educativas a seus sujeitos, a quem cabe o sucesso ou o fracasso das mudanças. Nesse contexto, novas formas de controle do trabalho docente passaram a ser utilizadas pelo sistema escolar, tais como as avaliações externas, a imposição de projetos e o pagamento de bônus aos responsáveis pelo trabalho docente. Este artigo resulta de uma pesquisa empírica realizada entre 20062008 e visa a apresentar a análise da escola e do trabalho docente a partir do ponto de vista de trinta professores de três diferentes regiões do estado de São Paulo. Os resultados apontam o forte impacto das reformas educacionais e da introdução dos elementos gerencialistas e performáticos no trabalho dos professores, implicando profundas alterações no ofício docente, especialmente do professor secundário, o que evidencia um sofrimento ético perante a perda da especificidade histórica do seu trabalho.pt
dc.description.abstractThe reforms, organized and supported by international agencies, reduced the role of the State, introduced economic concepts to school management and delegated the responsibility towards educational actions to the characters responsible for the success or failure of such changes. In this context, new ways of controlling teaching practices started to be used by the school system such as external assessments, imposition of formatted projects by superior bodies and payment of bonus to the education workers. This article results from an empirical research carried out between 2006 and 2008 and is aimed at presenting the analysis of the school and the teaching practices from the point of view of 30 teachers from three different regions of the state of São Paulo. The results show the strong impact of management elements on the teachers' daily practices contributing for their feeling of unease and blame due to the failure of reformed projects.en
dc.format.extent75-101-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Educação-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectReformas Educacionaispt
dc.subjectTrabalho Docentept
dc.subjectAdministração Gerencialistapt
dc.subjectEducational Reformsen
dc.subjectTeaching Practicesen
dc.subjectManagementen
dc.titleAs recentes reformas educacionais paulistas na visão dos professorespt
dc.title.alternativeRecent educational reforms in the state of são paulo from the teacher's point of viewen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Departamento de Educação-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Departamento de Educação-
dc.identifier.doi10.1590/S0102-46982010000300005-
dc.identifier.scieloS0102-46982010000300005-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0102-46982010000300005.pdf-
dc.relation.ispartofEducação em Revista-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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