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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28887
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Joyce Mary Adam de Paula e-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:13:41Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:47:40Z-
dc.date.available2014-05-20T15:13:41Z-
dc.date.available2016-10-25T17:47:40Z-
dc.date.issued2011-12-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982011000300011-
dc.identifier.citationEducação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 27, n. 3, p. 211-230, 2011.-
dc.identifier.issn0102-4698-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/28887-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28887-
dc.description.abstractEste estudo abordará a construção da identidade de diretores de escola sob dois enfoques: à luz do discurso oficial, por meio do estudo de documentos e legislações que definem seu perfil, e por meio do discurso dos diretores, ao caracterizar sua atuação na prática cotidiana da escola. O pressuposto do estudo é o de que a identidade de diretores é o conjunto das representações colocadas em circulação tanto pelos discursos oficiais quanto pelos modos de ser e agir dos gestores de escola no exercício de suas funções. Um dos pontos de análise relaciona-se à contribuição da estrutura burocrática e centralizadora que permeia as instituições sociais no Brasil, na construção da identidade oficial estabelecida para os diretores de escola. A discussão da construção da identidade de diretores de escola tem importância na medida em que se insere nas expectativas sobre a atuação deles em diferentes momentos históricos.pt
dc.description.abstractThis study discusses the identity construction of school's principals in two approaches: the public discourse present in the documents and laws that define their profile and the discourse of directors to characterize their performance in the every day schools practices. The assumption of the study is that the identity of principals is the set of representations put into circulation by both the official discourse about the ways of being and acting school managers in performing their duties. One aspect of analysis relates to the contribution of bureaucratic and centralized structure, which permeates the social institutions in Brazil in the construction of official identity established for school principals. The discussion of identity construction of school principals has its importance in that it falls in expectations about the performance of the same in different historical moments.en
dc.format.extent211-230-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Educação-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectidentidade de diretorespt
dc.subjectgestão democráticapt
dc.subjectidentidade profissionalpt
dc.subjectprincipals' identityen
dc.subjectdemocratic managementen
dc.subjectprofessional identityen
dc.titleA construção da identidade de diretores: discurso oficial e práticapt
dc.title.alternativeConstruction of the identity of principals: official discourse and practiceen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-
dc.identifier.doi10.1590/S0102-46982011000300011-
dc.identifier.scieloS0102-46982011000300011-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0102-46982011000300011.pdf-
dc.relation.ispartofEducação em Revista-
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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