Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28887
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Joyce Mary Adam de Paula e | - |
dc.date.accessioned | 2014-05-20T15:13:41Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T17:47:40Z | - |
dc.date.available | 2014-05-20T15:13:41Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T17:47:40Z | - |
dc.date.issued | 2011-12-01 | - |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982011000300011 | - |
dc.identifier.citation | Educação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 27, n. 3, p. 211-230, 2011. | - |
dc.identifier.issn | 0102-4698 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/28887 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28887 | - |
dc.description.abstract | Este estudo abordará a construção da identidade de diretores de escola sob dois enfoques: à luz do discurso oficial, por meio do estudo de documentos e legislações que definem seu perfil, e por meio do discurso dos diretores, ao caracterizar sua atuação na prática cotidiana da escola. O pressuposto do estudo é o de que a identidade de diretores é o conjunto das representações colocadas em circulação tanto pelos discursos oficiais quanto pelos modos de ser e agir dos gestores de escola no exercício de suas funções. Um dos pontos de análise relaciona-se à contribuição da estrutura burocrática e centralizadora que permeia as instituições sociais no Brasil, na construção da identidade oficial estabelecida para os diretores de escola. A discussão da construção da identidade de diretores de escola tem importância na medida em que se insere nas expectativas sobre a atuação deles em diferentes momentos históricos. | pt |
dc.description.abstract | This study discusses the identity construction of school's principals in two approaches: the public discourse present in the documents and laws that define their profile and the discourse of directors to characterize their performance in the every day schools practices. The assumption of the study is that the identity of principals is the set of representations put into circulation by both the official discourse about the ways of being and acting school managers in performing their duties. One aspect of analysis relates to the contribution of bureaucratic and centralized structure, which permeates the social institutions in Brazil in the construction of official identity established for school principals. The discussion of identity construction of school principals has its importance in that it falls in expectations about the performance of the same in different historical moments. | en |
dc.format.extent | 211-230 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Educação | - |
dc.source | SciELO | - |
dc.subject | identidade de diretores | pt |
dc.subject | gestão democrática | pt |
dc.subject | identidade profissional | pt |
dc.subject | principals' identity | en |
dc.subject | democratic management | en |
dc.subject | professional identity | en |
dc.title | A construção da identidade de diretores: discurso oficial e prática | pt |
dc.title.alternative | Construction of the identity of principals: official discourse and practice | en |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | - |
dc.identifier.doi | 10.1590/S0102-46982011000300011 | - |
dc.identifier.scielo | S0102-46982011000300011 | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | S0102-46982011000300011.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Educação em Revista | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.