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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28925
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dc.contributor.authorOliveira, Érika Cecília Soares-
dc.contributor.authorMartins, Sueli Terezinha Ferreira-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:13:46Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:47:45Z-
dc.date.available2014-05-20T15:13:46Z-
dc.date.available2016-10-25T17:47:45Z-
dc.date.issued2007-04-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822007000100013-
dc.identifier.citationPsicologia & Sociedade. Associação Brasileira de Psicologia Social, v. 19, n. 1, p. 90-98, 2007.-
dc.identifier.issn0102-7182-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/28925-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28925-
dc.description.abstractEsse artigo aborda a violência na sociedade capitalista e na escola, permitindo uma discussão sobre como ela é veiculada pelos meios de comunicação e pela maneira como os professores a enfrentam. Enfoca a necessidade da comunicação e aponta as dificuldades vivenciadas na construção do indivíduo, do aluno em particular, quando a escola e o professor não possuem clareza da importância da comunicação como forma de simbolização e representação que, em muitos casos, permitem que os atos violentos possam ser substituídos pela palavra. A escola é um lugar privilegiado para a palavra e denúncia de um problema social. Ao se desejar eliminar a violência, acaba-se por naturalizá-la, através das banalizações sofridas pelos meios de comunicação e de um Estado que legitima e violenta seus cidadãos em seus direitos básicos.pt
dc.description.abstractThis article addresses violence in capitalist society and in school, discussing on how it's published on the media and how teachers deal with it. Considering the students at matter, this paper focuses on the need of communication and the difficulties lived by these developing individuals, in a situation where the school and the teacher don't possess clarity of the importance of communication as a form of symbolization and representation. In many cases, they allow violent actions to be substituted by words. School environment is a privileged place for words and revealing social problems. With the desire to eliminate violence, the media and the State end up naturalizing it, by impinging violence as something trivial and legitimizing violence while violating its citizen's basic rights, respectively.en
dc.format.extent90-98-
dc.language.isopor-
dc.publisherAssociação Brasileira de Psicologia Social-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectviolênciapt
dc.subjectagressãopt
dc.subjectsociedadept
dc.subjectescolapt
dc.subjectmeios de comunicaçãopt
dc.subjectviolenceen
dc.subjectaggressionen
dc.subjectsocietyen
dc.subjectschoolen
dc.subjectmediaen
dc.titleViolência, sociedade e escola: da recusa do diálogo à falência da palavrapt
dc.title.alternativeViolence, society and school: from refusing to dialogue to the failure of wordsen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista-
dc.identifier.doi10.1590/S0102-71822007000100013-
dc.identifier.scieloS0102-71822007000100013-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0102-71822007000100013.pdf-
dc.relation.ispartofPsicologia & Sociedade-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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