You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28942
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSpinillo, Alina Galvão-
dc.contributor.authorMartins, Raul Aragão-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:13:48Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:47:47Z-
dc.date.available2014-05-20T15:13:48Z-
dc.date.available2016-10-25T17:47:47Z-
dc.date.issued1997-01-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721997000200004-
dc.identifier.citationPsicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 10, n. 2, p. 219-248, 1997.-
dc.identifier.issn0102-7972-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/28942-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28942-
dc.description.abstractA coerência é o processo responsável pela formação do sentido que garante a compreensibilidade de um texto. Investigações sobre o tema se caracterizam por: (a) um enfoque puramente lingüístico, ficando em aberto questões relacionadas ao desenvolvimento e aos fatores que o influenciam; e (b) examinar a coerência estabelecida pelo receptor do texto, sendo raras as investigações que abordam a perspectiva do narrador. em uma abordagem de desenvolvimento, o presente estudo examinou as possibilidades e dificuldades de crianças em estabelecer a coerência ao produzir um texto. Histórias elaboradas por crianças de 6-7 anos foram analisadas em função de indicadores específicos agrupados em um sistema de análise que expressa diferentes níveis no estabelecimento da coerência. Observou-se que o desenvolvimento da coerência se relaciona à aquisição da leitura e da escrita. Críticas são feitas quanto à ausência de um sistema de análise que contribua para o exame da coerência textual em crianças.pt
dc.description.abstractTextual coherence refers to a process that accounts for the formation of meaning in a text. Usually researches have focused on: (a) a linguistic approach without considering a developmental perspective; and (b) the individual who receives a text, neglecting the means by which the narrator achieves textual coherence when producing a text. on a developmental perspective, this study attempts to capture the narrator´s ability and difficulties to establish a coherent text when producing a story. An analysis of 6-and 7-year-old children´s stories was undertaken to explore specific features of textual coherence. This analysis led to a set of levels of textual coherence which suggests that the development of coherence is related to the acquisition of literacy. The discussion points out that little effort has been done to devise a system of analysis that contributes to the study of textual coherence in children, in spite of its importance.en
dc.format.extent219-248-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em Psicologia-
dc.sourceSciELO-
dc.subjecttextual coherenceen
dc.subjectstoriesen
dc.subjectdevelopmenten
dc.subjectsystem of analysisen
dc.subjectcoerência textualpt
dc.subjectHistóriapt
dc.subjectdesenvolvimentopt
dc.subjectsistema de análisept
dc.titleUma análise da produção de histórias coerentes por criançaspt
dc.title.alternativeAn analysis of children´s production of a coherent storyen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Pernambuco (UFPE)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Federal de Pernambuco-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista-
dc.identifier.doi10.1590/S0102-79721997000200004-
dc.identifier.scieloS0102-79721997000200004-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.relation.ispartofPsicologia: Reflexão e Crítica-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.