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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28944
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dc.contributor.authorMauerberg-deCastro, Eliane-
dc.contributor.authorMoraes, Renato-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:13:48Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:47:48Z-
dc.date.available2014-05-20T15:13:48Z-
dc.date.available2016-10-25T17:47:48Z-
dc.date.issued2002-01-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722002000200014-
dc.identifier.citationPsicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 15, n. 2, p. 373-381, 2002.-
dc.identifier.issn0102-7972-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/28944-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28944-
dc.description.abstractO objetivo do presente estudo foi investigar a percepção de crianças sobre distância na ausência de informação visual durante a locomoção. Ainda, se parâmetros biomecânicos relativos à locomoção são alterados durante a locomoção nas diferentes distâncias. Sete crianças na idade de 6 anos (GC) e 10 adultos (GA) foram convidados a andar vendados até alvos pré-estabelecidos. O expoente da função de potência e parâmetros biomecânicos (Ex.: duração da passada, proporção da passada e velocidade da passada) foram obtidos para cada grupo. Diferenças foram encontradas somente para os valores de distância produzida ao longo das distâncias testadas. Nenhum dos parâmetros biomecânicos diferiu entre GC e GA. Alterações quantitativas foram observadas nos parâmetros biomecânicos para distâncias curtas, embora o padrão do movimento não tenha sido alterado. Crianças desta faixa etária demonstram, em tarefas não usuais (Ex.: locomoção sem visão), adaptabilidade e capacidade de orientar-se no espaço utilizando apenas da sensibilidade háptica e provavelmente da imagem mental-construída da observação feita antes da realização da tarefa sem informação visual.pt
dc.description.abstractThe purpose of this study was to investigate children's distance perception while walking blindfolded. Also, in order to measure differences at various distances, biomechanical parameters were assessed. Seven children, aged 6 (CG), and 10 adults (AG) were asked to walk to previously seen targets placed at different distances. Exponent and biomechanical parameters (i.e., stride duration, stride proportion, and stride velocity) were calculated for each group. The CG and AG exhibited similarities in biomechanical parameters, which for both groups changed with the length of the distance. We concluded that both children and adults used similar strategies to accomplish the distance perception task; that locomotion at short distances requires adaptations in gait patterns; and that children have a high capacity to adjust their behavior to unusual tasks (e.g., blindfolded locomotion).en
dc.format.extent373-381-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em Psicologia-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectPsicofísicapt
dc.subjectbiomecânicapt
dc.subjectpercepção de distânciapt
dc.subjectlocomoçãopt
dc.subjectdesenvolvimento perceptivopt
dc.subjectPsychophysicsen
dc.subjectbiomechanicsen
dc.subjectdistance perceptionen
dc.subjectlocomotionen
dc.subjectdevelopmental perceptionen
dc.titlePercepção de distância em crianças durante a locomoçãopt
dc.title.alternativeDistance perception in children while walkingen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversity of Waterloo Faculty of Applied Health Science Departament of Kinesiology Gait and Posture Laboratory-
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo Professor Adjunto e Doutora em Ciências (área de psicobiologia)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Departamento de Educação Física Laboratório da Ação e Percepção-
dc.description.affiliationUNESP Mestre em Ciências da Motricidade-
dc.description.affiliationUniversity of Waterloo Faculty of Applied Health Science Departament of Kinesiology Gait and Posture Laboratory-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Departamento de Educação Física Laboratório da Ação e Percepção-
dc.description.affiliationUnespUNESP Mestre em Ciências da Motricidade-
dc.identifier.doi10.1590/S0102-79722002000200014-
dc.identifier.scieloS0102-79722002000200014-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0102-79722002000200014.pdf-
dc.relation.ispartofPsicologia: Reflexão e Crítica-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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