You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28948
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorShimizu, Alessandra de Morais-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:13:49Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:47:48Z-
dc.date.available2014-05-20T15:13:49Z-
dc.date.available2016-10-25T17:47:48Z-
dc.date.issued2004-01-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000100003-
dc.identifier.citationPsicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 17, n. 1, p. 5-14, 2004.-
dc.identifier.issn0102-7972-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/28948-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28948-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo avaliar a fidedignidade da tradução e adaptação brasileira do Definig Issues Test (DIT) -2, assim como realizar algumas ponderações sobre a utilização desse instrumento e do DIT -1 em pesquisas sobre moralidade. Os testes DIT-1 e DIT-2 foram aplicados em 621 jovens brasileiros, proporcionalmente distribuídos conforme a cidade de procedência (Floriano/PI, Erechim/RS e Marília/SP), o tipo de escola (pública e particular) e o ano escolar freqüentado (8º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio). em relação à fidedignidade, notou-se que, apesar de os valores alcançados serem próximos àquele obtido na tradução e adaptação do DIT-1, revelam-se bem menores que os verificados nas versões originais americanas. Na verificação das pontuações alcançadas nos testes, foi observada a existência de tendências distintas no interior da amostra investigada, marcadas pelas variáveis controladas. Foram tecidas considerações sobre a validade e a interpretação desses testes.pt
dc.description.abstractThis study aims to evaluate the reliability of a Brazilian translation and adaptation of the Defining Issues Test (DIT) -2, as well as to make considerations concerning the use of this tool and of DIT -1 in studies on morality. The DIT -1 and DIT -2 were administred to 621 Brazilian youngsters, equally distributed according to the city of origin (Floriano/PI, Erechim/RS and Marília/SP), the kind of school (public or private) and the school year attended (8th grade and 11th grade). Regarding the reliability, it was noticed that although the values achieved were close to that one obtained in the translation and adaptation of DIT -1, they revealed themselves much lower than the ones verified in the American original versions. When checking the scores achieved in the tests the existence of some tendencies within the investigated sample was observed. Some considerations regarding the validity and interpretation of these tests are made.en
dc.format.extent5-14-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em Psicologia-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectDesenvolvimento moralpt
dc.subjectinstrumentos de medida de julgamento moralpt
dc.subjectabordagem neo-kohlberguiana baseada no DITpt
dc.subjectMoral developmenten
dc.subjectmoral judgment weighing toolen
dc.subjectneo-kohlberguiana approaching based on DITen
dc.titleDefining Issues Test-2: fidedignidade da versão brasileira e ponderações acerca de seu uso em pesquisas sobre moralidadept
dc.title.alternativeDefining Issues Test-2: reliability of the Brazilian version and considerations concerning its use in studies on moralityen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista-
dc.identifier.doi10.1590/S0102-79722004000100003-
dc.identifier.scieloS0102-79722004000100003-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0102-79722004000100003.pdf-
dc.relation.ispartofPsicologia: Reflexão e Crítica-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.