You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28949
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMoraes, Antonio Bento Alves de-
dc.contributor.authorSanchez, Kira Anayansi Singh-
dc.contributor.authorPossobon, Rosana de Fátima-
dc.contributor.authorCosta Júnior, Áderson Luiz-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:13:49Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:47:48Z-
dc.date.available2014-05-20T15:13:49Z-
dc.date.available2016-10-25T17:47:48Z-
dc.date.issued2004-01-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000100010-
dc.identifier.citationPsicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 17, n. 1, p. 75-82, 2004.-
dc.identifier.issn0102-7972-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/28949-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28949-
dc.description.abstractObjetivando analisar funcionalmente a atuação do odontopediatra, procedeu-se ao atendimento odontológico de 3 crianças não-colaboradoras, utilizando ansiolítico ou placebo. As sessões foram filmadas e registrou-se os eventos clínicos e comportamentais dos participantes, em intervalos de 15 segundos. Os resultados revelaram que a colaboração das crianças pode ser considerada condição estabelecedora para os comportamentos da profissional. O ansiolítico não demonstrou efeitos sobre o comportamento dos pacientes. Direção, categoria comportamental predominantemente utilizada pela dentista, revelou-se eficaz na evocação de respostas de colaboração para 2 pacientes. Os dados expressam a contribuição da análise funcional do comportamento ao estudo da interação profissional-paciente em odontopediatria.pt
dc.description.abstractThe aim of this study was to carry out a functional description of the pediatric dentists' behavior concerning professional performance. Subjects were 3 uncooperative dental patients who were treated using placebo or diazepam. Dental sessions were videotaped. Procedures and behaviors were recorded in 15-second intervals. Results revealed that children's level of cooperative behavior may be a considered variable that affect professional behaviors. Diazepam was not effective. Guidance was predominantly used by the dentist and evoked cooperative behavior with two patients. The results express the contribution of behaviour functional analysis to the study of patterns of interaction between the dental practitioner and child patient.en
dc.format.extent75-82-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em Psicologia-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectRelações dentista-pacientept
dc.subjectpsicologia aplicada à odontologiapt
dc.subjectrepertório comportamentalpt
dc.subjectanálise funcionalpt
dc.subjectDentist-patient relationshipen
dc.subjectpsychology applied to dentistryen
dc.subjectdentist's behavioren
dc.subjectfunctional analysisen
dc.titlePsicologia e odontopediatria: a contribuição da análise funcional do comportamentopt
dc.title.alternativePsychology and pediatric dentistry: the contribution of behaviour functional analysisen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade de Brasília (UnB)-
dc.description.affiliationUniversidade de Campinas-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista-
dc.description.affiliationIUniversidade de Brasília (UnB)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista-
dc.identifier.doi10.1590/S0102-79722004000100010-
dc.identifier.scieloS0102-79722004000100010-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0102-79722004000100010.pdf-
dc.relation.ispartofPsicologia: Reflexão e Crítica-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.