You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28957
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Wagner R. da-
dc.contributor.authorSouza, Deisy das Graças de-
dc.contributor.authorBevilacqua, Maria Cecília-
dc.contributor.authorKimura, Márcia Y. T.-
dc.contributor.authorLopes Jr., Jair-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:13:50Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:47:50Z-
dc.date.available2014-05-20T15:13:50Z-
dc.date.available2016-10-25T17:47:50Z-
dc.date.issued2011-01-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000200018-
dc.identifier.citationPsicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 24, n. 2, p. 355-366, 2011.-
dc.identifier.issn0102-7972-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/28957-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28957-
dc.description.abstractLimiares auditivos de crianças surdas pré-linguais usuárias de implante coclear foram avaliados com estimulação elétrica em um dos eletrodos mediais. A avaliação empregou um procedimento operante do tipo go/no go para ensinar uma discriminação simples, evidenciada por uma resposta motora, entre presença e ausência do estímulo auditivo. Estabelecida a linha de base, a manipulação na intensidade do estímulo foi implementada de acordo com o método psicofísico de escada modificado, começando por uma seqüência descendente. Os sete participantes do estudo mostraram perda da precisão no responder sob controle do estímulo quando a intensidade diminuía além de um certo valor e a precisão era recuperada quando a intensidade era novamente aumentada, o que permitiu a identificação de limiares individuais. Os resultados sugerem que o método psicofísico combinado com o procedimento operante pode ser uma alternativa viável para avaliar limiar auditivo de pessoas sem linguagem em situação clínica de regulagem do implante coclear.pt
dc.description.abstractAuditory thresholds of prelingually deaf children who received cochlear implants were evaluated for the electrical stimulation to one of the medial electrodes. A go/no go operant procedure was used to teach a simple discrimination, indicated by a motor response, between the presence versus the absence of an auditory stimulus. Simple discrimination was used as a baseline upon which the electrical stimulus's intensity was manipulated in a decreasing sequence followed by an increasing sequence, according to a modified psychophysical staircase method. The accuracy of responding in the presence of the electrical stimulus was reduced for all seven participants when the stimulus intensity decreased bellow a certain value and was recovered when the stimulus intensity was increased to the previous level. The experimental design allowed reliable identification of individual thresholds. The results suggest that the psychophysical paradigm in combination with the operant procedure might be useful for the evaluation of the auditory threshold for purposes of cochlear implant fitting in clinical settings.en
dc.format.extent355-366-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em Psicologia-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectImplante Coclearpt
dc.subjectDiscriminação Operantept
dc.subjectProcedimento gopt
dc.subjectLimiar Auditivopt
dc.subjectSurdez Pré-lingualpt
dc.subjectCriançaspt
dc.subjectCochlear Implanten
dc.subjectOperant Discriminationen
dc.subjectgoen
dc.subjectAuditory Thresholden
dc.subjectPrelingual Deafnessen
dc.subjectChildrenen
dc.titleMedidas operantes de limiar auditivo em crianças com surdez pré-lingual, usuárias de implante coclearpt
dc.title.alternativeOperant measures of auditory threshold in prelingually deaf children with cochlear implanten
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)-
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)-
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-
dc.identifier.doi10.1590/S0102-79722011000200018-
dc.identifier.scieloS0102-79722011000200018-
dc.identifier.wosWOS:000293969600018-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0102-79722011000200018.pdf-
dc.relation.ispartofPsicologia: Reflexão e Crítica-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.