Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28959
Título: 
Treino musical e capacidade da memória operacional em crianças iniciantes, veteranas e sem conhecimentos musicais
Título alternativo: 
Musical training and working memory span in beginners, veterans and with no musical knowledge children
Autor(es): 
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
0102-7972
Resumo: 
  • A memória operacional e a atividade musical ativam áreas encefálicas recíprocas e homólogas, contudo não há evidências se o treino musical pode ampliar a capacidade da memória operacional. Objetivo: Avaliar o desempenho do treino musical sob a memória operacional em crianças de 9 e 10 anos de idade, praticantes de treino musical e sem experiência musical. PARTICIPANTES: Crianças Iniciantes (n=20), Veteranas (n=20) e Grupo Controle (n=20). MATERIAIS: Instrumentos computadorizados para avaliação da memória operacional. RESULTADOS: Crianças veteranas apresentaram melhores pontuações no BCPR (Teste de Repetição de Pseudopalavras para crianças brasileiras) e em subtestes da AWMA (Avaliação Automatizada da Memória Operacional). CONCLUSÃO: O treino musical parece ter contribuído para o desenvolvimento da memória operacional em crianças veteranas no programa de treino musical.
  • Working memory and musical activity activate reciprocal and homologues brain areas. However, there is a lack of evidence if musical training can amplify the working memory span. Objective: To assess the performance of musical training on working memory in children aged 9 and 10 years old who regularly have musical training or with no musical training at all. PARTICIPANTS: Beginners (n=20), Veterans (n=20) and a Control Group (n=20). MATERIALS: Computerized instruments to assess working memory. RESULTS: Veteran children presented higher scores in BCPR (Brazilian Children's Test of Pseudoword Repetition) and in specific tasks of AWMA (Automated Working Memory Assessment). CONCLUSION: Musical training seems to have contributed for working memory development in veteran children under musical training programs.
Data de publicação: 
1-Jan-2012
Citação: 
Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 25, n. 3, p. 559-567, 2012.
Duração: 
559-567
Publicador: 
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em Psicologia
Palavras-chaves: 
  • AWMA
  • memória operacional
  • treino musical
  • ensino da música
  • AWMA
  • working memory
  • musical training
  • music teaching
Fonte: 
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722012000300016
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/28959
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.