You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28959
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRibeiro, Fabiana Silva-
dc.contributor.authorSantos, Flávia Heloísa dos-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:13:50Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:47:50Z-
dc.date.available2014-05-20T15:13:50Z-
dc.date.available2016-10-25T17:47:50Z-
dc.date.issued2012-01-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722012000300016-
dc.identifier.citationPsicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 25, n. 3, p. 559-567, 2012.-
dc.identifier.issn0102-7972-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/28959-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/28959-
dc.description.abstractA memória operacional e a atividade musical ativam áreas encefálicas recíprocas e homólogas, contudo não há evidências se o treino musical pode ampliar a capacidade da memória operacional. Objetivo: Avaliar o desempenho do treino musical sob a memória operacional em crianças de 9 e 10 anos de idade, praticantes de treino musical e sem experiência musical. PARTICIPANTES: Crianças Iniciantes (n=20), Veteranas (n=20) e Grupo Controle (n=20). MATERIAIS: Instrumentos computadorizados para avaliação da memória operacional. RESULTADOS: Crianças veteranas apresentaram melhores pontuações no BCPR (Teste de Repetição de Pseudopalavras para crianças brasileiras) e em subtestes da AWMA (Avaliação Automatizada da Memória Operacional). CONCLUSÃO: O treino musical parece ter contribuído para o desenvolvimento da memória operacional em crianças veteranas no programa de treino musical.pt
dc.description.abstractWorking memory and musical activity activate reciprocal and homologues brain areas. However, there is a lack of evidence if musical training can amplify the working memory span. Objective: To assess the performance of musical training on working memory in children aged 9 and 10 years old who regularly have musical training or with no musical training at all. PARTICIPANTS: Beginners (n=20), Veterans (n=20) and a Control Group (n=20). MATERIALS: Computerized instruments to assess working memory. RESULTS: Veteran children presented higher scores in BCPR (Brazilian Children's Test of Pseudoword Repetition) and in specific tasks of AWMA (Automated Working Memory Assessment). CONCLUSION: Musical training seems to have contributed for working memory development in veteran children under musical training programs.en
dc.format.extent559-567-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em Psicologia-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectAWMApt
dc.subjectmemória operacionalpt
dc.subjecttreino musicalpt
dc.subjectensino da músicapt
dc.subjectAWMAen
dc.subjectworking memoryen
dc.subjectmusical trainingen
dc.subjectmusic teachingen
dc.titleTreino musical e capacidade da memória operacional em crianças iniciantes, veteranas e sem conhecimentos musicaispt
dc.title.alternativeMusical training and working memory span in beginners, veterans and with no musical knowledge childrenen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-
dc.identifier.doi10.1590/S0102-79722012000300016-
dc.identifier.scieloS0102-79722012000300016-
dc.identifier.wosWOS:000309939000016-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0102-79722012000300016.pdf-
dc.relation.ispartofPsicologia: Reflexão e Crítica-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.