You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/29143
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMalheiros, Ana Paula dos Santos-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:14:19Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:48:14Z-
dc.date.available2014-05-20T15:14:19Z-
dc.date.available2016-10-25T17:48:14Z-
dc.date.issued2012-08-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000300006-
dc.identifier.citationBolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 26, n. 43, p. 861-882, 2012.-
dc.identifier.issn0103-636X-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/29143-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/29143-
dc.description.abstractEsse artigo é um ensaio teórico que tem como objetivo apresentar, a partir de uma revisão da literatura sobre Modelagem Matemática, como algumas tendências em Educação e em Educação Matemática são tratadas em pesquisas acadêmicas, assim como salientar alguns dos principais suportes teóricos utilizados nesses estudos, a saber, Educação Matemática Crítica, Interesse, Interdisciplinaridade e Contextualização. Um panorama das pesquisas realizadas em Modelagem no território nacional, relacionadas a outras tendências educacionais, é traçado, do mesmo modo que alguns dos principais referenciais teóricos abordados pela maioria dos autores das mesmas são apresentados. São apontadas perspectivas futuras de pesquisas, e é destacada a necessidade da continuidade do debate teórico acerca dessas temáticas.pt
dc.description.abstractThis paper is a theoretical essay which aims to present, based on a literature review on Mathematical Modeling, how some trends on Education and Mathematics Education are approached in academic research. It also underlines some of the main theoretical principles discussed in the literature such as Critical Mathematics Education, Interest, Interdisciplinary, and Contextualization. An overview of the research on Modeling conducted in Brazil related to other educational trends is outlined. Some of the main theoretical references approached by most of the authors are also presented. Some perspectives for future research are pointed out, as well as the need for a continuous theoretical debate concerning these themes.en
dc.format.extent861-882-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectContextualizaçãopt
dc.subjectEducação Matemática Críticapt
dc.subjectInterdisciplinaridadept
dc.subjectInteressept
dc.subjectContextualizationen
dc.subjectCritical Mathematics Educationen
dc.subjectInterdisciplinary Studiesen
dc.subjectInteresten
dc.titlePesquisas em Modelagem Matemática e diferentes tendências em Educação e em Educação Matemáticapt
dc.title.alternativeResearches on Mathematical Modeling and diverse trends on Education and Mathematics Educationen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática-
dc.identifier.doi10.1590/S0103-636X2012000300006-
dc.identifier.scieloS0103-636X2012000300006-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0103-636X2012000300006.pdf-
dc.relation.ispartofBolema: Boletim de Educação Matemática-
dc.identifier.scopus2-s2.0-84881327717-
dc.identifier.orcid0000-0002-6814-6714pt
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.