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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/29203
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dc.contributor.authorChaluh, Laura Noemi-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:14:29Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:48:22Z-
dc.date.available2014-05-20T15:14:29Z-
dc.date.available2016-10-25T17:48:22Z-
dc.date.issued2010-08-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072010000200013-
dc.identifier.citationPro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 21, n. 2, p. 207-223, 2010.-
dc.identifier.issn0103-7307-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/29203-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/29203-
dc.description.abstractO presente artigo trata da constituição de um grupo de formação composto por professoras das primeiras séries do Ensino Fundamental de uma escola municipal no interior do Estado de São Paulo. O grupo redefiniu a prática do reforço instituída na escola e assumiu a corresponsabilidade pela aprendizagem dos alunos dessas séries que precisavam de outros tempos para aprender. Esse fato potencializou o empenho conjunto das professoras ao promover um trabalho coletivo para acolher todas as crianças. A dimensão coletiva apareceu quando o grupo, perante os conflitos vividos a partir da prática escolar, tomou consciência deles e definiu objetivos e ações que possibilitaram aos seus alunos aprender. Explicita-se que desenvolver um trabalho coletivo não implica o apagamento das diferenças e considera-se que, com elas, é possível haver coincidência dos objetivos pelos quais os participantes de um grupo trabalham.pt
dc.description.abstractThis article deals with the establishment of an educational group of teachers who work with early grades of primary education in a municipal school in the state of São Paulo. The group redefined the established practice of make-up classes established in the school and assumed the co-responsibility for the learning of those children who needed extra time for learning. This fact encouraged teachers to work together to promote a collective effort to help all children. The collective dimension appeared when teachers, aware of the conflicts experienced in school practice, defined objectives and actions that enabled students' learning. We explicit that the development of collective work does not imply the absence of differences and consider that it is possible to agree on the objectives that the group's participants work for, in spite of the differences.en
dc.format.extent207-223-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectformação de professorespt
dc.subjecttrabalho coletivopt
dc.subjectescolapt
dc.subjectteacher educationen
dc.subjectcollective worken
dc.subjectschoolen
dc.titleDo trabalho coletivo na escola: encontros na diferençapt
dc.title.alternativeAbout collective work at school: encounters in the differenceen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnesp Instituto de Biociências Departamento de Educação-
dc.description.affiliationUnespUnesp Instituto de Biociências Departamento de Educação-
dc.identifier.doi10.1590/S0103-73072010000200013-
dc.identifier.scieloS0103-73072010000200013-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0103-73072010000200013.pdf-
dc.relation.ispartofPro-Posições-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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