You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/29205
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPagni, Pedro Ângelo-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:14:29Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:48:22Z-
dc.date.available2014-05-20T15:14:29Z-
dc.date.available2016-10-25T17:48:22Z-
dc.date.issued2012-12-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072012000300009-
dc.identifier.citationPro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 23, n. 3, p. 133-157, 2012.-
dc.identifier.issn0103-7307-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/29205-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/29205-
dc.description.abstractEste artigo aborda as relações entre a filosofia e a educação no pensamento de Theodor Adorno. A partir da reflexão elaborada pelo frankfurtiano acerca da relação entre teoria e práxis, procuramos compreender o papel político conferido às suas concepções de filosofia e de formação humana e discutir os seus limites e possibilidades no presente. Para tanto, elegemos como objeto de análise as conferências pronunciadas pelo autor e os artigos que escreveu sobre o assunto, entre 1959 e 1969, com o objetivo de recuperar os possíveis nexos teóricos entre filosofia e educação em sua obra e o significado que seu pensamento crítico e sua concepção de educação política assumiram nesse contexto; e de discutir sua eventual atualidade. Pretendemos, assim, reconstituir a reflexão de Adorno sobre o tema, compreendendo o seu significado em seu projeto filosófico, de modo a vislumbrar a face filosófica educacional de seu pensamento crítico.pt
dc.description.abstractThis article discusses the relationship between philosophy and education in Theodor Adorno's ideas. From the reflection about the relation between theory and praxis in his thoughts, we seek to understand the political role within his conceptions of philosophy and human formation and discuss limits and possibilities in the present. To this end, we selected for our object of analysis the conferences given by the author and articles he wrote on the subject, between 1959 and 1969, so as to recover the possible nexus between philosophy and theoretical education in his work, the meaning that his critical thinking and his conception of political education has taken in this context and to discuss how relevant this is nowadays. We therefore intend to reconstitute Adorno's reflection on the topicand understand its meaning in his philosophical project in order to see the educational philosophical aspect in his critical thinking.en
dc.format.extent133-157-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectTheodor W. Adornopt
dc.subjectcrise da formação humanapt
dc.subjecteducação políticapt
dc.subjectfilosofia da educaçãopt
dc.subjectTheodor W. Adornoen
dc.subjectcrisis of human formationen
dc.subjectpolitical educationen
dc.subjectphilosophy of educationen
dc.titleOs elos entre a filosofia e a educação no pensamento de Theodor W. Adornopt
dc.title.alternativeThe links between philosophy and education in Theodor W. Adorno's thoughtsen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnesp Faculdade de Filosofia e Ciências-
dc.description.affiliationUnespUnesp Faculdade de Filosofia e Ciências-
dc.identifier.doi10.1590/S0103-73072012000300009-
dc.identifier.scieloS0103-73072012000300009-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0103-73072012000300009.pdf-
dc.relation.ispartofPro-Posições-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.