You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/29521
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorChakur, Cilene Ribeiro de Sá Leite-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:15:15Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:49:05Z-
dc.date.available2014-05-20T15:15:15Z-
dc.date.available2016-10-25T17:49:05Z-
dc.date.issued1995-08-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X1995000100004-
dc.identifier.citationPaidéia (Ribeirão Preto). Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, n. 8-9, p. 37-52, 1995.-
dc.identifier.issn0103-863X-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/29521-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/29521-
dc.description.abstractO artigo pretende mostrar como a questão dos fundamentos da prática docente é prioritária numa discussão sobre as falhas, incoerências e insatisfações do professor em sua tarefa diária, constituindo-se em ponto de partida para uma análise do ensino atual. São apontadas confusões e ambigüidades da prática docente, bem como a permanência de características da pedagogia tradicional, com suas suposições e implicações para o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno. Ao final, são apresentados princípios psicológicos e epistemológicos da teoria piagetiana passíveis de fundamentar uma pedagogia ativa, e sugestões para sua efetivação na prática, visando atender à finalidade educacional de desenvolvimento das potencialidades do educando em novas bases.pt
dc.description.abstractThe paper intends to show how the question of the teaching practice groundworks is a top priority in a discussion about the teacher's failures, incoherences and dissatisfactions in his daily work. Such groundworks are considered as the starting point for an analysis of the present teaching. Misunderstandings and ambiguities of the teaching practice and the persistence of characteristics of traditional pedagogy are pointed out, together with its assumptions and implications for the students' development and learning as well. At the end, Piagetian psychological and epistemological principles on which an active pedagogy may be founded are presented along with some cues for its effectiveness in practice, intending to serve the educational aim of development of the learner's potentialities according to new basis.en
dc.format.extent37-52-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectpedagogia ativapt
dc.subjectensino tradicionalpt
dc.subjectfundamentos da prática docentept
dc.subjectprincípios da teoria piagelianapt
dc.subjectactive pedagogyen
dc.subjecttraditional teachingen
dc.subjectteaching practice groundworksen
dc.subjectprinciples of Piagetian theoryen
dc.titleFundamentos da prática docente: por uma pedagogia ativapt
dc.title.alternativeTeaching practice groundworks: towards an active pedagogyen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnesp Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Psicologia da Educação-
dc.description.affiliationUnespUnesp Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Psicologia da Educação-
dc.identifier.doi10.1590/S0103-863X1995000100004-
dc.identifier.scieloS0103-863X1995000100004-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0103-863X1995000100004.pdf-
dc.relation.ispartofPaidéia (Ribeirão Preto)-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.