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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/29521
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Chakur, Cilene Ribeiro de Sá Leite | - |
dc.date.accessioned | 2014-05-20T15:15:15Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T17:49:05Z | - |
dc.date.available | 2014-05-20T15:15:15Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T17:49:05Z | - |
dc.date.issued | 1995-08-01 | - |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X1995000100004 | - |
dc.identifier.citation | Paidéia (Ribeirão Preto). Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, n. 8-9, p. 37-52, 1995. | - |
dc.identifier.issn | 0103-863X | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/29521 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/29521 | - |
dc.description.abstract | O artigo pretende mostrar como a questão dos fundamentos da prática docente é prioritária numa discussão sobre as falhas, incoerências e insatisfações do professor em sua tarefa diária, constituindo-se em ponto de partida para uma análise do ensino atual. São apontadas confusões e ambigüidades da prática docente, bem como a permanência de características da pedagogia tradicional, com suas suposições e implicações para o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno. Ao final, são apresentados princípios psicológicos e epistemológicos da teoria piagetiana passíveis de fundamentar uma pedagogia ativa, e sugestões para sua efetivação na prática, visando atender à finalidade educacional de desenvolvimento das potencialidades do educando em novas bases. | pt |
dc.description.abstract | The paper intends to show how the question of the teaching practice groundworks is a top priority in a discussion about the teacher's failures, incoherences and dissatisfactions in his daily work. Such groundworks are considered as the starting point for an analysis of the present teaching. Misunderstandings and ambiguities of the teaching practice and the persistence of characteristics of traditional pedagogy are pointed out, together with its assumptions and implications for the students' development and learning as well. At the end, Piagetian psychological and epistemological principles on which an active pedagogy may be founded are presented along with some cues for its effectiveness in practice, intending to serve the educational aim of development of the learner's potentialities according to new basis. | en |
dc.format.extent | 37-52 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto | - |
dc.source | SciELO | - |
dc.subject | pedagogia ativa | pt |
dc.subject | ensino tradicional | pt |
dc.subject | fundamentos da prática docente | pt |
dc.subject | princípios da teoria piageliana | pt |
dc.subject | active pedagogy | en |
dc.subject | traditional teaching | en |
dc.subject | teaching practice groundworks | en |
dc.subject | principles of Piagetian theory | en |
dc.title | Fundamentos da prática docente: por uma pedagogia ativa | pt |
dc.title.alternative | Teaching practice groundworks: towards an active pedagogy | en |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Unesp Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Psicologia da Educação | - |
dc.description.affiliationUnesp | Unesp Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Psicologia da Educação | - |
dc.identifier.doi | 10.1590/S0103-863X1995000100004 | - |
dc.identifier.scielo | S0103-863X1995000100004 | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | S0103-863X1995000100004.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Paidéia (Ribeirão Preto) | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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