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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/29524
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dc.contributor.authorSigolo, Silvia Regina Ricco Lucato-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:15:15Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:49:05Z-
dc.date.available2014-05-20T15:15:15Z-
dc.date.available2016-10-25T17:49:05Z-
dc.date.issued2000-12-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2000000200007-
dc.identifier.citationPaidéia (Ribeirão Preto). Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, v. 10, n. 19, p. 47-54, 2000.-
dc.identifier.issn0103-863X-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/29524-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/29524-
dc.description.abstractDiretividade materna é, com freqüência, descrita como conceito uniforme na literatura e tem gerado inúmeras discussões quanto às suas implicações no desenvolvimento infantil. Este trabalho objetiva verificar a presença de comportamentos diretivos em mães de crianças com atraso de desenvolvimento e o significado que esta variável assume no processo interativo. Foram observadas quatro díades mãe e criança em situações de rotina diária e de brinquedo livre, por um período de doze meses. Os resultados revelaram que, de modo geral, as mães se mostraram diretivas, no entanto, identificou-se diferenças individuais nos padrões de diretividade. As crianças demonstraram níveis crescentes de oposição, evidenciando alguns picos em torno dos 24 meses. Conclui-se então que a diretividade pode ser uma variável que promove o desenvolvimento infantil dependendo do significado que assume na relação mãe-criança, mas não deve ser a única dimensão determinadora da qualidade do estilo interativo materno.pt
dc.description.abstractMaternal directiveness is, usually, described as a uniform concept in literature and it has been causing a lot of discussion according to its implications to child development. This work tries to verify the presence of directive behavior on developmentally delayed children's mothers and the meaning of this variable in the interactive process of dyads mother - child. Four pairs were observed in daily routine situations and also in free playing, during a twelve months period. The results show that, generally, the mothers are directive, although individual differences among the patterns were noticed. The children have show raising levels of opposition, reaching an apex around twenty-four months old. It was concluded that directiveness can be a variable that promotes children development according to its meaning in the mother-child relationship, but it cannot be the only responsible dimension for the quality of the maternal interactive stile.en
dc.format.extent47-54-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectrelação mãe-criançapt
dc.subjectdiretividade materna e atraso de desenvolvimentopt
dc.subjectmother-child relationshipen
dc.subjectmaternal directiveness and developmental delaysen
dc.titleDiretividade materna e socialização de crianças com atraso de desenvolvimentopt
dc.title.alternativeMaternal directiveness and developmentally delayed children's socializationen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUNESP-
dc.description.affiliationUnespUNESP-
dc.identifier.doi10.1590/S0103-863X2000000200007-
dc.identifier.scieloS0103-863X2000000200007-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0103-863X2000000200007.pdf-
dc.relation.ispartofPaidéia (Ribeirão Preto)-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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