Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/29525
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Maia, Ana Cláudia Bortolozzi | - |
dc.contributor.author | Camossa, Denise do Amaral | - |
dc.date.accessioned | 2014-05-20T15:15:16Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T17:49:05Z | - |
dc.date.available | 2014-05-20T15:15:16Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T17:49:05Z | - |
dc.date.issued | 2002-01-01 | - |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2002000300009 | - |
dc.identifier.citation | Paidéia (Ribeirão Preto). Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, v. 12, n. 24, p. 205-214, 2002. | - |
dc.identifier.issn | 0103-863X | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/29525 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/29525 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho consistiu em utilizar estratégias para obter e analisar relatos sobre sexualidade de cinco jovens, ambos os sexos, com deficiência mental, por diferentes procedimentos metodológicos: 1) Desenho da Figura Humana; 2) Apresentação de bonecos da família sexuada; 3) Apresentação das pranchas dos temas: namoro, casamento, masturbação, jogos sexuais, menstruação, relação sexual, gravidez, parto, amamentação e abuso sexual. Observou-se que os jovens: a) têm noção de identidade e papéis sexuais; b) diferenciam e nomeiam órgãos sexuais humanos, especialmente o órgão sexual masculino adulto; c) apesar de saberem nomeá-los, nem todos sabem sua função; d) com frases curtas e objetivas os jovens mostraram os conceitos sobre os diferentes temas apresentados. As estratégias utilizadas foram eficientes para incentivar o relato de jovens com limitação intelectual em temas complexos como a sexualidade. | pt |
dc.description.abstract | The aim of this study was to use strategies to obtain and analyze reports about sexuality of five young, both sexes, with mental deficiency, by different methodological procedures: 1) The Draw of the Human body; 2) puppets of the sex family; 3) boards of the themes: date, marriage, masturbation, sexual games, period, sexual relationship, pregnancy, childbirth, breast-feeding and sexual abuse. It was observed that the youths: a) have notion about sexually identity and sexual rows; b) name and differentiate human sexual organs, especially the adult sexual male organ; c) in spite of knowing how to name them, nor all know its function; d) with short sentences and lenses the youths showed the concepts of the different presented themes. The strategies used were efficient to motivate the youths' report with intellectual limitation in complex themes as the sexuality. | en |
dc.format.extent | 205-214 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto | - |
dc.source | SciELO | - |
dc.subject | sexualidade | pt |
dc.subject | deficiência mental | pt |
dc.subject | recursos metodológicos | pt |
dc.subject | sexuality | en |
dc.subject | mental deficiency | en |
dc.subject | methodological resources | en |
dc.title | Relatos de jovens deficientes mentais sobre a sexualidade através de diferentes estratégias | pt |
dc.title.alternative | Reports of youths with mental deficiency about the sexuality by different strategies | en |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista | - |
dc.identifier.doi | 10.1590/S0103-863X2002000300009 | - |
dc.identifier.scielo | S0103-863X2002000300009 | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | S0103-863X2002000300009.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Paidéia (Ribeirão Preto) | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.