Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/29770
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Ana Paula | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Paulo Rennes Marçal | - |
dc.date.accessioned | 2014-05-20T15:15:46Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T17:49:38Z | - |
dc.date.available | 2014-05-20T15:15:46Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T17:49:38Z | - |
dc.date.issued | 2011-08-01 | - |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2011000200011 | - |
dc.identifier.citation | Revista Estudos Feministas. Centro de Filosofia e Ciências Humanas e Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina, v. 19, n. 2, p. 475-489, 2011. | - |
dc.identifier.issn | 0104-026X | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/29770 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/29770 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo investigar as concepções de relações de gênero de um grupo de alunas do curso de Pedagogia que já atuam na educação escolar como professoras. Para a realização desta pesquisa qualitativa, de tipologia analítico-descritiva, foi utilizada uma entrevista semiestruturada com as universitárias escolhidas. A construção e a análise do objeto têm como fundamentação teórica os estudos de Michel Foucault, Joan Scott e Guacira Lopes Louro. Constatamos que, em um processo de acomodação e resistência, as categorias mulher e professora se fundem, o que obscurece, em certa medida, a atuação da professora como profissional da educação. | pt |
dc.description.abstract | This study aims to investigate the concepts of gender of a group of students from the Faculty of Education, who already work as teachers in schools. For this research, a qualitative and analytic-descriptive typology, we used a semi-structured interview with the students. The construction and analysis of the object were based on theoretical studies of Michel Foucault, Joan Scott and Guacira Lopes Louro. We found that these teachers lack a training in theories and discussions focusing on sexuality and gender issues. | en |
dc.format.extent | 475-489 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Centro de Filosofia e Ciências Humanas e Centro de Comunicação e Expressão | - |
dc.source | SciELO | - |
dc.subject | relações de gênero | pt |
dc.subject | sexualidade | pt |
dc.subject | pedagogia | pt |
dc.subject | Sexuality | en |
dc.subject | Gender Relations | en |
dc.subject | Pedagogy Course | en |
dc.title | Ser professora, ser mulher: um estudo sobre concepções de gênero e sexualidade para um grupo de alunas de pedagogia | pt |
dc.title.alternative | Teachers or women: an analysis of the concepts of gender and sexuality among a group of pedagogy students | en |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Faculdade de Americana | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Faculdade de Americana | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | - |
dc.identifier.doi | 10.1590/S0104-026X2011000200011 | - |
dc.identifier.scielo | S0104-026X2011000200011 | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | S0104-026X2011000200011.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Revista Estudos Feministas | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.