You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/29786
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSadala, Maria Lúcia Araújo-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:15:50Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:49:40Z-
dc.date.available2014-05-20T15:15:50Z-
dc.date.available2016-10-25T17:49:40Z-
dc.date.issued1994-07-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-11691994000200003-
dc.identifier.citationRevista Latino-Americana de Enfermagem. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo, v. 2, n. 2, p. 21-35, 1994.-
dc.identifier.issn0104-1169-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/29786-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/29786-
dc.description.abstractO estudo tem o objetivo de analisar a ansiedade como variável na comunicação de alunas de graduação em enfermagem ao prestarem assistência aos pacientes. Os dados foram obtidos pela pesquisadora através da observação participante, estratégia que se constituiu simultaneamente de três procedimentos: registro das interações aluno-paciente pela pesquisadora, registro das mesmas pelos alunos e entrevistas dos alunos pela pesquisadora imediatamente após os dois primeiros procedimentos. A população da pesquisa constituiu-se de 10 alunos de enfermagem , acompanhados durante atividades de estágios curriculares nos 3°, 4° e 6° semestre do curso. A ansiedade, tanto dos alunos como dos pacientes, aparece como variável interferindo no uso da comunicação terapêutica pelos alunos.pt
dc.description.abstractEl estudio tiene por objetivo el análisis de la ansiedad como variable en la comunicación de los alumnos de graduación de enfermería, en actividades relacionadas a cuidados de pacientes. Los datos fueron obtenidos a partir de la observación participante, estrategia esta que constituida por tres procedimientos simultáneos: registro por la investigadora de las interacciones entre alumnos y pacientes; registro por los alumnos de esas mismas interacciones y entre vista de los alumnos por la autora mediatamente después de los dos primeros procedimientos. La populación se constituyó de 10 alumnos de enfermería acompañados durante sus actividades prácticas curriculares en los 3°, 4° e 6° semestres del curso básico (enfermería). La ansiedad de los estudiantes como la de los pacientes , aparece como variable interferente en el uso de la comunicación terapéutica entre ellos.es
dc.description.abstractThe aim of this study was to analyze the anxiety as a variable in the nursing students communication with patients. Data was obtained through interviews, reports and observations of 10 students during 3 moments: 3th, 4th, and 6th, periods of undergraduate nursing course. Both students and patients anxiety was identified as a variable that interfered in the use of the therapeutic communication by the students.en
dc.format.extent21-35-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem de Ribeirao Preto-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectansiedadept
dc.subjectcomunicação terapêuticapt
dc.subjectansiedades
dc.subjectcomunicación terapéuticaes
dc.subjectanxietyen
dc.subjecttherapeutic communicationen
dc.titleEstudo da ansiedade como variável no relacionamento aluno-pacientept
dc.title.alternativeEstudio de la ansiedad como variable en el relacionamiento alumnos y pacienteses
dc.title.alternativeA study of anxiety as a variablein the student-patient relationshipen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUNESP Faculdade de Medicina de Botucatu Curso de Enfermagem-
dc.description.affiliationUnespUNESP Faculdade de Medicina de Botucatu Curso de Enfermagem-
dc.identifier.doi10.1590/S0104-11691994000200003-
dc.identifier.scieloS0104-11691994000200003-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0104-11691994000200003.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Latino-Americana de Enfermagem-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.