You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/29845
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Anna Augusta Sampaio de-
dc.contributor.authorDrago, Silvana Lucena dos Santos-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:15:58Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:49:48Z-
dc.date.available2014-05-20T15:15:58Z-
dc.date.available2016-10-25T17:49:48Z-
dc.date.issued2012-06-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362012000200007-
dc.identifier.citationEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Fundação CESGRANRIO, v. 20, n. 75, p. 347-372, 2012.-
dc.identifier.issn0104-4036-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/29845-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/29845-
dc.description.abstractPara análise da questão da gestão política do processo de inclusão escolar, este artigo aborda o movimento da rede municipal de São Paulo em direção à uma escola inclusiva através da oferta de respostas educativas aos alunos com necessidades educacionais especiais. Assim, descreve o Programa Inclui, em andamento na rede municipal de ensino, que busca organizar, através de projetos, a construção e consolidação de um sistema inclusivo, na perspectiva de estar articulado com as práticas e ações político-pedagógicas que ocorrem desde a educação infantil ao ensino médio e se concentra nas ações necessárias para o atendimento às necessidades educacionais especiais para que se garanta a desejável relação entre educação comum e especial no enfrentamento das dificuldades do processo de ensino e aprendizagem daqueles que precisam de recursos, técnicas, metodologias diferenciadas para que sua trajetória escolar esteja garantida, no cotidiano, assim como está garantida no aspecto legal.pt
dc.description.abstractPara el análisis de la cuestión de la gestión política del proceso de inclusión escolar, este artículo aborda el desplazamiento de la red municipal de enseñanza de São Paulo con dirección a una escuela inclusiva a través de la oferta de respuestas educativas a los alumnos con necesidades educacionales especiales. Así, lo describe el Programa Inclui, que está en curso en la red municipal de enseñanza, y busca organizar, a través de proyectos, la construcción y consolidación de un sistema inclusivo, en la perspectiva de estar articulado con las prácticas y acciones político pedagógicas que ocurren desde la educación infantil hasta el bachiller y se concentra en las acciones necesarias para la atención a las necesidades educacionales especiales para que garantice una relación deseable entre la educación común y la especial en el enfrentamiento de las dificultades del proceso de enseñaza y aprendizado de aquellos que necesitan de recursos, técnicas, metodologías diferenciadas para que su trayectoria escolar estea garantizada, en el cotidiano, así como está garantizada en aspecto de la legalidad.es
dc.description.abstractTo the analysis of issue in political management of the school inclusion process, this article approaches the movement of the Municipal net of schools in São Paulo towards an inclusive school through the proposal of educational responses for students that have special educational needs. Thus, it is described in the Programa Inclui which is ongoing at the municipal schools. It seeks to organize through projects the construction and consolidation of an inclusive system, and it is aimed at being articulated with the political-pedagogical practices and actions that occur from the kindergarten to high school. They are focused on the required actions to meet special educational needs to ensure that the desirable relationship between common and special education happens. This way, facing the difficulties of teaching and learning to those who need: resources, techniques and differentiated methodologies seeking for their school path guarantee in everyday life, as the legal guarantee.en
dc.format.extent347-372-
dc.language.isopor-
dc.publisherFundação CESGRANRIO-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectInclusão escolarpt
dc.subjectAções políticaspt
dc.subjectGestão inclusivapt
dc.subjectPrograma Incluipt
dc.subjectInclusión escolares
dc.subjectAcciones políticases
dc.subjectGestión inclusivaes
dc.subjectPrograma Incluies
dc.subjectSchool inclusionen
dc.subjectPolitical actionen
dc.subjectSchool managementen
dc.subjectPrograma Incluien
dc.titleA gestão da inclusão escolar na rede municipal de São Paulo: algumas considerações sobre o Programa Incluipt
dc.title.alternativeLa gestión de inclusíon escolar en la red Municipal de São Paulo: algunas consideraciones a respeto del Programa Incluies
dc.title.alternativeThe management of inclusion in the municipal net of schools in São Paulo: some considerations about Programa Incluien
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionRede Municipal de Ensino de São Paulo-
dc.contributor.institutionSMESP-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências-
dc.description.affiliationRede Municipal de Ensino de São Paulo-
dc.description.affiliationSMESP-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências-
dc.identifier.doi10.1590/S0104-40362012000200007-
dc.identifier.scieloS0104-40362012000200007-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0104-40362012000200007.pdf-
dc.relation.ispartofEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.