Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/29905
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Germano, Giseli Donadon | - |
dc.contributor.author | Capellini, Simone Aparecida | - |
dc.date.accessioned | 2014-05-20T15:16:06Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T17:49:56Z | - |
dc.date.available | 2014-05-20T15:16:06Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T17:49:56Z | - |
dc.date.issued | 2008-12-01 | - |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872008000400006 | - |
dc.identifier.citation | Pró-Fono Revista de Atualização Científica. Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda., v. 20, n. 4, p. 237-242, 2008. | - |
dc.identifier.issn | 0104-5687 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/29905 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/29905 | - |
dc.description.abstract | TEMA: programa de remediação auditivo-visual computadorizado em escolares com dislexia do desenvolvimento. OBJETIVOS: verificar a eficácia de um programa de remediação auditivo-visual computadorizado em escolares com dislexia do desenvolvimento. Dentre os objetivos específicos, o estudo teve como finalidade comparar o desempenho cognitivo-lingüístico de escolares com dislexia do desenvolvimento com escolares bons leitores; comparar os achados dos procedimentos de avaliação de pré e pós testagem em escolares com dislexia submetidos e não submetidos ao programa; e, por fim, comparar os achados do programa de remediação em escolares com dislexia e escolares bons leitores submetidos ao programa de remediação. MÉTODO: participaram deste estudo 20 escolares, sendo o grupo I (GI) subdivido em: GIe, composto de cinco escolares com dislexia do desenvolvimento submetidos ao programa, e GIc, composto de cinco escolares com dislexia do desenvolvimento não submetidos ao programa. O grupo II (GII) foi subdividido em GIIe, composto de cinco escolares bons leitores submetidos à remediação, e GIIc, composto de cinco escolares bons leitores não submetidos à remediação. Foi realizado o programa de remediação auditivo-visual computadorizado Play-on. RESULTADOS: os resultados deste estudo revelaram que o GI apresentou desempenho inferior em habilidade de processamento auditivo e de consciência fonológica em comparação com o GII em situação de pré-testagem. Entretanto, o GIe apresentou desempenho semelhante ao GII em situação de pós-testagem, evidenciando a eficácia da remediação auditivo-visual em escolares com dislexia do desenvolvimento. CONCLUSÃO: o estudo evidenciou a eficácia do programa de remediação auditivo-visual em escolares com dislexia do desenvolvimento. | pt |
dc.description.abstract | BACKGROUND: an audio-visual computerized remediation program in students with developmental dyslexia. AIM: to verify the efficacy of an audio-visual computerized remediation program in students with developmental dyslexia. The specific goals of this study involved the comparison of the linguistic-cognitive performance of students with developmental dyslexia with that of students considered good readers; to compare the results obtained in pre and post-testing situations of students with dyslexia who were and were not submitted to the program; and to compare the results obtained with the remediation program in students with developmental dyslexia to those obtained in good readers. METHODS: the participants of this study were 20 students who were divided as follows: group I (GI) subdivided in: GIe (five students with developmental dyslexia who were submitted to the program) and GIc (five students with developmental dyslexia who were not submitted to the program); group II (GII) was subdivided in: GIIe (five good readers who were submitted to the program) and GIIc (five good readers who were not submitted to the program). An audio-visual computerized remediation program was used - Play on. RESULTS: results indicate that GI presented a lower performance in auditory processing and phonological awareness when compared to GII in the pre-testing situation. However, GIe presented a similar performance to that of GII in the post-testing situation, indicating the effectiveness of the audio-visual remediation program in students with developmental dyslexia. CONCLUSION: this study made evident the effectiveness of an audio-visual remediation program in students with developmental dyslexia. | en |
dc.format.extent | 237-242 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda. | - |
dc.source | SciELO | - |
dc.subject | Dislexia | pt |
dc.subject | Intervenção | pt |
dc.subject | Aprendizagem | pt |
dc.subject | Dyslexia | en |
dc.subject | Intervention | en |
dc.subject | Learning | en |
dc.title | Eficácia do programa de remediação auditivo-visual computadorizado em escolares com dislexia | pt |
dc.title.alternative | Efficacy of an audio-visual computerized remediation program in students with dyslexia | en |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Fonoaudiologia | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Fonoaudiologia | - |
dc.identifier.doi | 10.1590/S0104-56872008000400006 | - |
dc.identifier.scielo | S0104-56872008000400006 | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | S0104-56872008000400006.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Pró-Fono: Revista de Atualização Científica | - |
dc.identifier.scopus | 2-s2.0-65249146548 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.