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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/30074
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Duarte, Newton | - |
dc.date.accessioned | 2014-05-20T15:16:33Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T17:50:30Z | - |
dc.date.available | 2014-05-20T15:16:33Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T17:50:30Z | - |
dc.date.issued | 2001-12-01 | - |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782001000300004 | - |
dc.identifier.citation | Revista Brasileira de Educação. Editora Autores Associados, n. 18, p. 35-40, 2001. | - |
dc.identifier.issn | 1413-2478 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/30074 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/30074 | - |
dc.description.abstract | O artigo considera a pedagogia das competências como uma das pedagogias do aprender a aprender e apresenta quatro posicionamentos valorativos contidos no lema aprender a aprender: 1) é mais desejável a aprendizagem que ocorra sem a transmissão de conhecimentos por alguém; 2) o método de construção do conhecimento é mais importante do que o conhecimento já produzido socialmente; 3) a atividade do aluno deve ser impulsionada pelos interesses e necessidades do indivíduo; 4) a educação deve preparar os indivíduos para um constante processo de adaptação e readaptação à sociedade em acelerado processo de mudança. Defende que as pedagogias do aprender a aprender pertencem a um universo ideológico carregado de ilusões acerca da assim chamada sociedade do conhecimento e conclui apresentando cinco dessas ilusões. | pt |
dc.description.abstract | This article considers the pedagogy of competencies as one of the pedagogies of learning to learn and presents four valuational propositions contained in the slogan learning to learn: 1) learning which occurs without the transmission of knowledge by someone is the most desirable; 2) the method by which knowledge is constructed is more important than that knowledge already socially produced; 3) student activities should be inspired by the needs and interests of the individual; 4) education ought to prepare individuals for a constant process of adaptation and readaptation to a society in accelerated process of change. The article defends the position that the learning to learn pedagogies belong to an ideological universe charged with illusions about the so-called knowledge society and concludes by presenting five of these illusions. | en |
dc.format.extent | 35-40 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Editora Autores Associados | - |
dc.source | SciELO | - |
dc.title | As pedagogias do aprender a aprender e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento | pt |
dc.title.alternative | The pedagogy of learning to learn and some illusions of the so-called knowledge society | en |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar | - |
dc.identifier.doi | 10.1590/S1413-24782001000300004 | - |
dc.identifier.scielo | S1413-24782001000300004 | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | S1413-24782001000300004.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Revista Brasileira de Educação | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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