You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/30074
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDuarte, Newton-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:16:33Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:50:30Z-
dc.date.available2014-05-20T15:16:33Z-
dc.date.available2016-10-25T17:50:30Z-
dc.date.issued2001-12-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782001000300004-
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Educação. Editora Autores Associados, n. 18, p. 35-40, 2001.-
dc.identifier.issn1413-2478-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/30074-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/30074-
dc.description.abstractO artigo considera a pedagogia das competências como uma das pedagogias do aprender a aprender e apresenta quatro posicionamentos valorativos contidos no lema aprender a aprender: 1) é mais desejável a aprendizagem que ocorra sem a transmissão de conhecimentos por alguém; 2) o método de construção do conhecimento é mais importante do que o conhecimento já produzido socialmente; 3) a atividade do aluno deve ser impulsionada pelos interesses e necessidades do indivíduo; 4) a educação deve preparar os indivíduos para um constante processo de adaptação e readaptação à sociedade em acelerado processo de mudança. Defende que as pedagogias do aprender a aprender pertencem a um universo ideológico carregado de ilusões acerca da assim chamada sociedade do conhecimento e conclui apresentando cinco dessas ilusões.pt
dc.description.abstractThis article considers the pedagogy of competencies as one of the pedagogies of learning to learn and presents four valuational propositions contained in the slogan learning to learn: 1) learning which occurs without the transmission of knowledge by someone is the most desirable; 2) the method by which knowledge is constructed is more important than that knowledge already socially produced; 3) student activities should be inspired by the needs and interests of the individual; 4) education ought to prepare individuals for a constant process of adaptation and readaptation to a society in accelerated process of change. The article defends the position that the learning to learn pedagogies belong to an ideological universe charged with illusions about the so-called knowledge society and concludes by presenting five of these illusions.en
dc.format.extent35-40-
dc.language.isopor-
dc.publisherEditora Autores Associados-
dc.sourceSciELO-
dc.titleAs pedagogias do aprender a aprender e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimentopt
dc.title.alternativeThe pedagogy of learning to learn and some illusions of the so-called knowledge societyen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar-
dc.identifier.doi10.1590/S1413-24782001000300004-
dc.identifier.scieloS1413-24782001000300004-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1413-24782001000300004.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.