Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/30075
Registro de metadados completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDal Ri, Neusa Maria-
dc.contributor.authorVieitez, Candido Giraldez-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:16:33Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:50:30Z-
dc.date.available2014-05-20T15:16:33Z-
dc.date.available2016-10-25T17:50:30Z-
dc.date.issued2004-08-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782004000200004-
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Educação. Editora Autores Associados, n. 26, p. 44-57, 2004.-
dc.identifier.issn1413-2478-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/30075-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/30075-
dc.description.abstractO Instituto de Educação Josué de Castro, que tem como mantenedor o Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária e é vinculado ao movimento dos sem-terra, constitui-se em uma escola de educação média e profissional. O objetivo desse texto é o de expor os elementos educativos principais presentes na escola, bem como elucidar se a sua concepção educacional, que parece ser a mesma vigente nas escolas controladas pelo MST, contém elementos educacionais de interesse para as classes trabalhadoras em geral, do ponto de vista democrático e popular. A investigação revelou que o Instituto, estruturado e organizado de forma diferente daquela usualmente encontrada nas escolas oficiais, coloca em epígrafe categorias educacionais como a união do ensino com o trabalho e a gestão democrática compartilhada entre alunos, professores e funcionários.pt
dc.description.abstractThe Josué de Castro Institute of Education, sponsored by the Technical Institute for Training and Research into the Agrarian Reform, which is associated with the landless workers' movement, provides both secondary education and technical training. The aim of this paper is to explain the principal features of this school, and to clarify whether its underlying educational premises, which seem to be similar to those extant in the schools under MST control, contain educational characteristics which are of interest to the working classes in general, from a democratic and popular point of view. The investigation showed that the Institute, whose structure and organisation differ from those commonly found in state schools, takes as its motto such educational categories as the union between education and work and democratic management processes in which students, teachers and school staff participate.en
dc.format.extent44-57-
dc.language.isopor-
dc.publisherEditora Autores Associados-
dc.sourceSciELO-
dc.subjecteducaçãopt
dc.subjecttrabalhopt
dc.subjectautogestãopt
dc.subjecteducationen
dc.subjectworken
dc.subjectself-managementen
dc.titleA educação do movimento dos sem-terrapt
dc.title.alternativeEducation in the landless workers' movementen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências-
dc.identifier.doi10.1590/S1413-24782004000200004-
dc.identifier.scieloS1413-24782004000200004-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1413-24782004000200004.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação-
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.