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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/30078
Title: 
Semicultura e educação: uma análise crítica da revista Nova Escola
Other Titles: 
  • Semicultura y educación: un análisis crítico de la revista Nova Escola
  • Semiculture and education: a critical analysis of the Nova Escola magazine
Author(s): 
Bueno, Sinésio Ferraz
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1413-2478
Abstract: 
  • Em suas obras, os filósofos da teoria crítica desenvolveram reflexões muito importantes acerca da sociedade capitalista do pós-guerra, apresentando um potencial pedagógico intrínseco, especialmente por meio dos conceitos adornianos de semicultura e indústria cultural. Este trabalho pretende utilizar tais conceitos para analisar criticamente o conteúdo editorial da revista Nova Escola, da editora Abril. Como esse é um periódico de grande circulação nas escolas públicas brasileiras, essa análise poderá esclarecer a intersecção entre educação e indústria cultural, reflexão que se faz urgente quando consideramos que essa relação atualmente é condicionada pelos imperativos do Estado mínimo neoliberal.
  • En sus obras, los filósofos de la teoría crítica desarrollaron reflexiones muy importantes acerca de la sociedad capitalista de la posguerra, presentando un potencial pedagógico intrínseco, en especial por medio de los conceptos adornianos de semicultura e industria cultural. Este trabajo pretende utilizar tales conceptos para analizar críticamente el contenido editorial de la revista Nova Escola, de la editora Abril. Como este es un periódico de gran circulación en las escuelas públicas brasileñas, ese análisis podrá aclarar la intercesión entre educación e industria cultural, reflexión que se hace urgente cuando consideramos que esta relación actualmente es condicionada por los imperativos del Estado mínimo neoliberal.
  • In their works, the philosophers of critical theory produced very important reflections on post-war capitalist society, presenting an intrinsic pedagogical potential, especially by means of Adorno's concepts of semiculture and cultural industry. This article intends to make use of these concepts to analyse critically the editorial content of the Nova Escola magazine produced by the Abril publisher. As this is a periodical of wide circulation in Brazilian public elementary schools, my analysis can help to elucidate the relation between education and the cultural industry, a reflection which becomes increasingly urgent when we consider that this relationship nowadays is conditioned by the imperatives of the neoliberal minimum state.
Issue Date: 
1-Aug-2007
Citation: 
Revista Brasileira de Educação. Editora Autores Associados, v. 12, n. 35, p. 300-307, 2007.
Time Duration: 
300-307
Publisher: 
Editora Autores Associados
Keywords: 
  • teoria crítica
  • semicultura
  • Nova Escola
  • indústria cultural
  • semicultura y educación
  • Nova Escola
  • industria cultural
  • critical theory
  • semiculture
  • Nova Escola
  • cultural industry
Source: 
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782007000200010
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/30078
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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