You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/30078
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBueno, Sinésio Ferraz-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:16:33Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:50:31Z-
dc.date.available2014-05-20T15:16:33Z-
dc.date.available2016-10-25T17:50:31Z-
dc.date.issued2007-08-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782007000200010-
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Educação. Editora Autores Associados, v. 12, n. 35, p. 300-307, 2007.-
dc.identifier.issn1413-2478-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/30078-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/30078-
dc.description.abstractEm suas obras, os filósofos da teoria crítica desenvolveram reflexões muito importantes acerca da sociedade capitalista do pós-guerra, apresentando um potencial pedagógico intrínseco, especialmente por meio dos conceitos adornianos de semicultura e indústria cultural. Este trabalho pretende utilizar tais conceitos para analisar criticamente o conteúdo editorial da revista Nova Escola, da editora Abril. Como esse é um periódico de grande circulação nas escolas públicas brasileiras, essa análise poderá esclarecer a intersecção entre educação e indústria cultural, reflexão que se faz urgente quando consideramos que essa relação atualmente é condicionada pelos imperativos do Estado mínimo neoliberal.pt
dc.description.abstractEn sus obras, los filósofos de la teoría crítica desarrollaron reflexiones muy importantes acerca de la sociedad capitalista de la posguerra, presentando un potencial pedagógico intrínseco, en especial por medio de los conceptos adornianos de semicultura e industria cultural. Este trabajo pretende utilizar tales conceptos para analizar críticamente el contenido editorial de la revista Nova Escola, de la editora Abril. Como este es un periódico de gran circulación en las escuelas públicas brasileñas, ese análisis podrá aclarar la intercesión entre educación e industria cultural, reflexión que se hace urgente cuando consideramos que esta relación actualmente es condicionada por los imperativos del Estado mínimo neoliberal.es
dc.description.abstractIn their works, the philosophers of critical theory produced very important reflections on post-war capitalist society, presenting an intrinsic pedagogical potential, especially by means of Adorno's concepts of semiculture and cultural industry. This article intends to make use of these concepts to analyse critically the editorial content of the Nova Escola magazine produced by the Abril publisher. As this is a periodical of wide circulation in Brazilian public elementary schools, my analysis can help to elucidate the relation between education and the cultural industry, a reflection which becomes increasingly urgent when we consider that this relationship nowadays is conditioned by the imperatives of the neoliberal minimum state.en
dc.format.extent300-307-
dc.language.isopor-
dc.publisherEditora Autores Associados-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectteoria críticapt
dc.subjectsemiculturapt
dc.subjectNova Escolapt
dc.subjectindústria culturalpt
dc.subjectsemicultura y educaciónes
dc.subjectNova Escolaes
dc.subjectindustria culturales
dc.subjectcritical theoryen
dc.subjectsemicultureen
dc.subjectNova Escolaen
dc.subjectcultural industryen
dc.titleSemicultura e educação: uma análise crítica da revista Nova Escolapt
dc.title.alternativeSemicultura y educación: un análisis crítico de la revista Nova Escolaes
dc.title.alternativeSemiculture and education: a critical analysis of the Nova Escola magazineen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Departamento de Filosofia-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Departamento de Filosofia-
dc.identifier.doi10.1590/S1413-24782007000200010-
dc.identifier.scieloS1413-24782007000200010-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1413-24782007000200010.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação-
dc.identifier.scopus2-s2.0-35048852488-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.