You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/30110
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCamargo, Eder Pires de-
dc.contributor.authorNardi, Roberto-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:16:37Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:50:34Z-
dc.date.available2014-05-20T15:16:37Z-
dc.date.available2016-10-25T17:50:34Z-
dc.date.issued2006-08-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382006000200002-
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Educação Especial. Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, v. 12, n. 2, p. 149-168, 2006.-
dc.identifier.issn1413-6538-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/30110-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/30110-
dc.description.abstractRelatamos aqui resultados parciais de um estudo que analisou o desempenho de futuros professores quando, durante o desenvolvimento de uma disciplina de Prática de Ensino de Física, foram solicitados a planejar, elaborar e ministrar, em situações reais de sala de aula, tópicos de ensino de termologia a uma turma de estudantes, dentre os quais se incluíam alunos com deficiência visual. Os dados coletados mostram que as principais dificuldades apresentadas pelos futuros professores referem-se à abordagem do conhecer fenômenos físicos como dependente do ver. Por outro lado, como alternativas, os futuros professores mostraram criatividade em superar atitudes passivas relativas à problemática educacional considerada e a elaboração de estratégias metodológicas destituídas da relação conhecer/ver.pt
dc.description.abstractThe present article reports partial outcomes of a study that aimed to verify future High School teachers' performance. A group of undergraduates were taking a course called Teaching Practice where they were required to plan, elaborate and teach, in classroom settings, topics relating to thermology to a class which included students with visual impairments. Data that was collected showed that, on the one hand, the main difficulties presented by future Physics High School teachers were related to the approach to understanding phenomena in physics in a visually dependent way. on the other hand, these future teachers demonstrated creativity in overcoming passive attitudes relative to this educational problem and were able to develop methodological strategies unhindered by the knowing/seeing relation.en
dc.format.extent149-168-
dc.language.isopor-
dc.publisherAssociação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE-
dc.sourceSciELO-
dc.subjecteducaçãopt
dc.subjecteducação especialpt
dc.subjectmeios de ensinopt
dc.subjectdeficiência visualpt
dc.subjecteducationen
dc.subjectspecial educationen
dc.subjecteducational mediaen
dc.subjectvisual impairmenten
dc.titleEnsino de conceitos físicos de termologia para alunos com deficiência visual: dificuldades e alternativas encontradas por licenciandos para o planejamento de atividadespt
dc.title.alternativeFuture high school teachers' difficulties and alternatives found to planning thermology activities designed for students with visual impairmentsen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUNESP Faculdade de Engenharia Departamento de Física e Química-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' Faculdade de Ciências programa de pós-graduação em Educação para a Ciência-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências-
dc.description.affiliationUnespUNESP Faculdade de Engenharia Departamento de Física e Química-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' Faculdade de Ciências programa de pós-graduação em Educação para a Ciência-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências-
dc.identifier.doi10.1590/S1413-65382006000200002-
dc.identifier.scieloS1413-65382006000200002-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1413-65382006000200002.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação Especial-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.