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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/30117
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dc.contributor.authorHekavei, Tatiany-
dc.contributor.authorOliveira, Jáima Pinheiro de-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:16:38Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:50:35Z-
dc.date.available2014-05-20T15:16:38Z-
dc.date.available2016-10-25T17:50:35Z-
dc.date.issued2009-04-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382009000100004-
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Educação Especial. Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, v. 15, n. 1, p. 31-44, 2009.-
dc.identifier.issn1413-6538-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/30117-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/30117-
dc.description.abstractO presente estudo teve por objetivo investigar a evolução do desenvolvimento motor e de linguagem em bebês com atraso de desenvolvimento a partir da perspectiva materna. Participaram do estudo seis mães de bebês com atraso de desenvolvimento. A pesquisa foi realizada numa instituição com programa de intervenção precoce e em ambiente domiciliar. Foram feitas entrevistas com as mães, por meio de um roteiro semiestruturado. O modo de compreensão das mães, tanto do processo de desenvolvimento motor, quanto linguístico dos filhos, indicou uma evolução no desenvolvimento dessas crianças. Uma das provas disso, foi a forma como essas mães se referiram ao desenvolvimento das crianças, antes destas ingressarem no programa de intervenção precoce e no momento atual. Conhecer e valorizar as percepções trazidas pelos cuidadores e particularmente pelas mães, implica em ampliar o entendimento dos seus saberes e práticas. Estes valores, por sua vez, podem ser utilizados no sentido de favorecer todo o processo de desenvolvimento infantil.pt
dc.description.abstractThe aim of the present study was to investigate the evolution of motor and language development in developmentally delayed babies from the mother's perspective. Six mothers of developmentally delayed babies participated in the study. This study was conducted in an institution that had an early intervention program and in the home environment. Interviews with the mothers were conducted using a semi-structured questionnaire. The way the mothers understood both their children's processes of motor and language development was indicative of an evolution in these children's development. The ways these mothers reported on the development of the children before they entered the early intervention program and at present is evidence to this effect. To know and to value the perception that caretakers have about their children has to do with broadening their understanding and practices. These values, in turn, can be used towards assisting in the process of child development.en
dc.format.extent31-44-
dc.language.isopor-
dc.publisherAssociação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectdesenvolvimento da criançapt
dc.subjectdesenvolvimento motorpt
dc.subjectdesenvolvimento da linguagempt
dc.subjectEducação especialpt
dc.subjectchild developmenten
dc.subjectmotor developmenten
dc.subjectlanguage developmenten
dc.subjectSpecial educationen
dc.titleEvoluções motoras e linguísticas de bebês com atraso de desenvolvimento na perspectiva de mãespt
dc.title.alternativeMotor and language development of babies with delayed development from the mothers' perspectiveen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual do Centro-Oeste-
dc.description.affiliationUnesp Faculdade de Filosofia e Ciência-
dc.description.affiliationUniversidade Federal de são Carlos-
dc.description.affiliationUnespUnesp Faculdade de Filosofia e Ciência-
dc.identifier.doi10.1590/S1413-65382009000100004-
dc.identifier.scieloS1413-65382009000100004-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1413-65382009000100004.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação Especial-
dc.identifier.orcid0000-0002-0156-3804pt
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