You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/30214
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLara, Aline Frollini Lunardelli-
dc.contributor.authorTanamachi, Elenite de Ricio-
dc.contributor.authorLopes Júnior, Jair-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:16:52Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:50:47Z-
dc.date.available2014-05-20T15:16:52Z-
dc.date.available2016-10-25T17:50:47Z-
dc.date.issued2006-12-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722006000300003-
dc.identifier.citationPsicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 11, n. 3, p. 473-482, 2006.-
dc.identifier.issn1413-7372-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/30214-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/30214-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve por objetivo identificar, explicitar e analisar as concepções de desenvolvimento/aprendizagem presentes no trabalho de profissionais de uma escola pública, visando à construção de conhecimentos que permitissem transformar a prática educativa. Elaboraram-se roteiros de entrevista para os professores, o coordenador pedagógico e a direção, um roteiro de observação de aulas e um para consulta ao projeto pedagógico. Os dados foram organizados em categorias que relacionam as concepções de desenvolvimento/aprendizagem apresentadas pela Teoria Histórico-Cultural àquelas encontradas nos dados obtidos na escola. Verificou-se que o trabalho desses profissionais não é fundamentado em uma única concepção de desenvolvimento/aprendizagem, o que pôde ser demonstrado pela coexistência de várias teorias, entre as quais se destacam a de Piaget e a de Vigotski. Constatou-se que as abordagens dos profissionais da escola são permeadas pela cotidianidade, discutindo-se, a partir da Teoria do Cotidiano, de Heller, a invasão de um espaço de produção do conhecimento por ações/reflexões cotidianas.pt
dc.description.abstractEsta investigación tuvo el objetivo de identificar, explicitar y analizar las concepciones de desarrollo / aprendizaje presentes en el trabajo de profesionales de una escuela pública, visando la construcción de conocimientos que permitieran transformar la práctica educativa. Se elaboraron guías de entrevista a los profesores, al coordinador pedagógico y a la dirección, una guía de observación de clases y otra para la consulta al proyecto pedagógico. Los datos fueron organizados en categorías que relacionan las concepciones de desarrollo / aprendizaje presentadas por la Teoría Histórico-cultural a aquellas encontradas en los datos obtenidos en la escuela. Se verificó que el trabajo de esos profesionales no es fundamentado en una única concepción de desarrollo / aprendizaje, lo que puede ser demostrado por la coexistencia de varias teorías, entre las cuales se destacan la de Piaget y la de Vygotsky. Se constató que los enfoques de los profesionales de la escuela son permeadas por la cotidianidad, discutiéndose, a partir de la Teoría del Cotidiano, de Heller, la invasión de un espacio de producción del conocimiento por acciones/ reflexiones cotidianas.es
dc.description.abstractThe purpose of this research was to identify, explain and analyze, the conceptions of development and learning that are present in the work of professionals working for a public school, aiming at constructing a type of knowledge able to transform educational practices. Besides a class observation itinerary and norms to consult the pedagogical project, norms in relation to interviews - to be applied to the teachers, the pedagogical coordinator and the principal - were elaborated. The data were organized into categories, connecting the development and learning conceptions - presented by the Historical-cultural-theory - to the theories, emerging in the data obtained in the school analyzed. It was verified that the work of those professionals is based, not only in one development or learning theoretical conception. In fact, it was observed the coexistence of many theories, such as the ones conceived by Piaget and Vigotski. The results show that, the school professional approaches are permeated by everyday life, and the invasion of a space for knowledge production is discussed based on actions and reflections related to everyday life.en
dc.format.extent473-482-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Psicologia-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectconcepções de desenvolvimento e de aprendizagempt
dc.subjecttrabalho do professorpt
dc.subjectTeoria do Cotidianopt
dc.subjectconcepciones de desarrollo y de aprendizajees
dc.subjecttrabajo del profesores
dc.subjectTeoría del Cotidianoes
dc.subjectDevelopment and learning conceptionsen
dc.subjectteacher s worken
dc.subjecteveryday-life theoryen
dc.titleConcepções de desenvolvimento e de aprendizagem no trabalho do professorpt
dc.title.alternativeConcepciones de desarrollo y de aprendizaje en el trabajo del profesores
dc.title.alternativeDevelopment and learning conceptions regarding teacher s worken
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade de Mogi da Cruzes-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade de Mogi da Cruzes-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Departamento de Psicología-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Departamento de Psicología-
dc.identifier.doi10.1590/S1413-73722006000300003-
dc.identifier.scieloS1413-73722006000300003-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1413-73722006000300003.pdf-
dc.relation.ispartofPsicologia em Estudo-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.