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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/30217
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dc.contributor.authorPasqualini, Juliana Campregher-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:16:52Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:50:48Z-
dc.date.available2014-05-20T15:16:52Z-
dc.date.available2016-10-25T17:50:48Z-
dc.date.issued2009-03-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722009000100005-
dc.identifier.citationPsicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 14, n. 1, p. 31-40, 2009.-
dc.identifier.issn1413-7372-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/30217-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/30217-
dc.description.abstractO presente artigo se propõe uma análise dos estágios do desenvolvimento infantil na perspectiva histórico-cultural. Nele são apresentados os princípios ou fundamentos que devem sustentar a periodização do desenvolvimento na perspectiva de Vigotski, buscando-se evidenciar o caráter histórico e dialético das proposições do autor. São também apontadas, de forma breve, algumas das importantes contribuições de Leontiev e Elkonin a essa temática. Discute-se inicialmente a importância de uma abordagem histórica do desenvolvimento da criança, enfatizando-se a relação criança-sociedade e as condições históricas concretas como determinantes do processo de desenvolvimento infantil. em seguida, são apresentados os fundamentos da periodização das idades na perspectiva vigotskiana, destacando-se a relação entre as proposições do autor e os princípios do método dialético. São então apresentados os estágios do desenvolvimento infantil provisoriamente identificados por Vigotski e, por fim, a análise de Leontiev e Elkonin sobre a periodização do desenvolvimento apoiada na categoria de atividade principal.pt
dc.description.abstractEl presente artículo propone un análisis del problema de los estadios del desarrollo psíquico en la infancia. Se presentan los fundamentos que deben sustentar la periodicidad del desarrollo en la perspectiva de Vigotski, buscándose evidenciar el carácter histórico y dialéctico de sus propuestas. Son también apuntadas algunas de las importantes contribuciones de Leontiev y Elkonin a esa temática. Se discute inicialmente la importancia de un enfoque histórico del desarrollo infantil, enfatizando la relación niño-sociedad y las condiciones históricas-concretas como determinantes del proceso del desarrollo infantil. En seguida, son presentados los fundamentos de la periodicidad de las edades en la perspectiva vigotskiana, marcando la relación entre las proposiciones del autor y los principios del método dialéctico. Se presentan los períodos del desarrollo infantil provisoriamente identificados por Vigotski y, por fin, el análisis de Leontiev y Elkonin sobre la periodicidad del desarrollo en la infancia apoyada en el concepto de actividad rectora.es
dc.description.abstractThis paper presents an analysis of the child development s stages under the historic-cultural perspective. The principles and fundamentals which should support periodization of child development according to Vigotski are presented, seeking to highlight the historical and dialectical character of his propositions. The paper also briefly presents Leontiev and Elkonin important contributions to this issue. Initially, the importance of an historic approach to child development is discussed, emphasizing the relationship between child and society and the concrete historic conditions as determiners of the child development process. Then, the fundamentals of age periodization in child development proposed by Vigotski are introduced, pointing the relationship between his propositions and the principles of the dialectical method. Next, the periods of child development provisionally identified by Vigotski are presented, followed by Leontiev and Elkonin analysis of periodization in child development from the category of main activity.en
dc.format.extent31-40-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Psicologia-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectdesenvolvimento infantilpt
dc.subjectpsicologia histórico-culturalpt
dc.subjectmétodo dialéticopt
dc.subjectDesarrollo en la infanciaes
dc.subjectpsicología histórico-culturales
dc.subjectmétodo dialécticoes
dc.subjectChild developmenten
dc.subjecthistoric-cultural psychologyen
dc.subjectdialectical methoden
dc.titleA perspectiva histórico-dialética da periodização do desenvolvimento infantilpt
dc.title.alternativeLa perspective histórica-dialéctica de la periodización del desarrollo infantiles
dc.title.alternativeHistoric-dialectical perspective on child development stagesen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista do Programa de Pós-graduação-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista do Programa de Pós-graduação-
dc.identifier.doi10.1590/S1413-73722009000100005-
dc.identifier.scieloS1413-73722009000100005-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1413-73722009000100005.pdf-
dc.relation.ispartofPsicologia em Estudo-
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