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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/30273
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dc.contributor.authorSalgado, Cíntia-
dc.contributor.authorCapellini, Simone Aparecida-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:17:00Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:50:56Z-
dc.date.available2014-05-20T15:17:00Z-
dc.date.available2016-10-25T17:50:56Z-
dc.date.issued2004-12-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572004000200006-
dc.identifier.citationPsicologia Escolar e Educacional. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 8, n. 2, p. 179-188, 2004.-
dc.identifier.issn1413-8557-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/30273-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/30273-
dc.description.abstractO transtorno fonológico ocorre quando há dificuldade quanto à aquisição e uso dos sons da fala. O objetivo deste estudo foi caracterizar o desempenho em leitura e escrita de escolares com transtorno fonológico. Participaram do estudo 28 escolares na faixa etária de 7 a 9 anos de idade com trocas na fala. A amostra foi composta de 70% do sexo masculino e 30% do feminino. Os resultados revelaram que entre 57% e 85% dos escolares da 1 a à 3 a séries apresentaram transtorno fonológico presente na oralidade e na escrita, enquanto que 100% dos escolares da 4 a série apresentaram transtorno fonológico evidenciado apenas na leitura e na escrita. Os achados deste estudo demonstraram que a linguagem oral está intrinsecamente relacionada com o desenvolvimento da leitura e da escrita e que alterações no processamento fonológico da criança podem desencadear alterações no desenvolvimento da leitura e escrita.pt
dc.description.abstractThe phonological disorder occurs when there is some difficulty to get and to use the sounds in sPEEch. The purpose of this study is to feature the performance on reading and writing of the students with phonological disorder. Twenty-eight students, ranged in age from 7 to 9 years, with changes in sPEEch, took part in this study. The sample was composed of 70% of boys and 30% of girls. The results revealed that from 57% to 85% of the students on the 1 st. and 3 rd. grades, showed phonological disorder on orality and writing, while 100% of the students on the 4 th grade, showed phonological disorder only in writing and reading. The findings of this study demonstrated that oral language is intrinsically related to the reading and writing performance, and changes of the phonological processing in a child can cause alterations on the reading and writing performance.en
dc.format.extent179-188-
dc.language.isopor-
dc.publisherAssociação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectTranstorno fonológicopt
dc.subjectEscolarespt
dc.subjectLearningen
dc.subjectPhonological disorderen
dc.subjectStudentsen
dc.titleDesempenho em leitura e escrita de escolares com transtorno fonológicopt
dc.title.alternativePerformance on reading and writing in schools with phonological disorderen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista-
dc.identifier.doi10.1590/S1413-85572004000200006-
dc.identifier.scieloS1413-85572004000200006-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1413-85572004000200006.pdf-
dc.relation.ispartofPsicologia Escolar e Educacional-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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