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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/30276
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dc.contributor.authorPrieto, Gerardo-
dc.contributor.authorVelasco, Angela D.-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:17:00Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:50:56Z-
dc.date.available2014-05-20T15:17:00Z-
dc.date.available2016-10-25T17:50:56Z-
dc.date.issued2008-12-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572008000200002-
dc.identifier.citationPsicologia Escolar e Educacional. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 12, n. 2, p. 309-317, 2008.-
dc.identifier.issn1413-8557-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/30276-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/30276-
dc.description.abstractNeste trabalho descreve-se a construção, a aplicação e os resultados obtidos numa bateria de exercícios informatizados para treinamento da visualização espacial de estudantes de Engenharia. A bateria contém quatro exercícios baseados em tarefas muito comuns do ensino fundamental de desenho técnico. Cada exercício é composto por 18 itens com quatro opções de respostas das quais apenas uma é correta. Após responder a cada item o aluno recebe um feed-back imediato, com a demonstração da precisão da sua resposta. O formato de resposta dos exercícios denomina-se Responder até acertar, uma vez que se a resposta é incorreta, o aluno recebe a informação da pontuação obtida. Para avaliar a influencia do treinamento na visualização espacial foram administrados testes dessa aptidão no começo e no final do curso de desenho técnico. As figuras dos exercícios e os testes foram construídas com AutoCad e a programação foi realizada com Revolution Studio 2. Utilizaram-se vários modelos para obter as medidas: Partial Credit Model (Masters, 1982) e Rasch Model (Rasch, 1960). Observou-se que os alunos apresentaram uma melhora moderada em visualização espacial.pt
dc.description.abstractEn este trabajo se describe la construcción, la aplicación y los resultados obtenidos con una batería de ejercicios informatizados para entrenar la Visualización Espacial de estudiantes de Ingeniería. La batería contiene cuatro ejercicios basados en tareas muy comunes en la enseñanza básica del Dibujo Técnico. Cada ejercicio se compone de 18 ítems con cuatro opciones de respuestas de las que una es correcta. Tras la respuesta a cada ítem, el alumno recibe feed-back inmediato y con demostración de la precisión de su respuesta. El formato de respuesta de los ejercicios se denomina Responder hasta acertar, dado que si la respuesta fue incorrecta, el alumno debe buscar de nuevo la solución. Al terminar la prueba, el alumno recibe información sobre la puntuación obtenida. Para evaluar la influencia del entrenamiento en la Visualización Espacial, se administraron tests de esa aptitud, escalados en la misma métrica, al comienzo y al final del curso de Dibujo Técnico. Las figuras de los ejercicios y los tests fueron construidas con AutoCad y la programación fue realizada con Revolution Studio 2. Se utilizaron varios modelos para obtener las medidas: Partial Credit Model (Masters, 1982) y Rasch Model (Rasch, 1960). Se observó que, en promedio, la mejora de los alumnos en Visualización Espacial fue moderada.es
dc.description.abstractThis work describes the construction, application and results obtained with a battery of computerized exercises for training Spatial Visualization in engineering students. The battery contains four exercises based on very common tasks in the basic teaching of Technical Drawing. Each exercise is composed of 18 items with four options to answer from, only one of which is correct. After answering each item, the student receives immediate feedback of whether the answer is right or wrong. The response format of the exercises is called Answer-Until-Correct, because if the answer the student gives is incorrect, he or she must keep on seeking the right answer. When the test is over, the student receives information on the score obtained. To assess the effectiveness of the training in Spatial Visualization, tests in this ability, scaled in the same metrics, were administered at the beginning and end of a Technical Drawing course. The figures of the exercises and tests were constructed with AutoCad and programming was carried out with Revolution Studio 2. Two models were used to obtain the measures: the Partial Credit Model [1] and the Rasch Model [2]. It was observed that, on average, the students' improvement in Spatial Visualization was moderate.en
dc.format.extent309-317-
dc.language.isospa-
dc.publisherAssociação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectVisualização espacialpt
dc.subjectDesenho técnicopt
dc.subjectFeedbackpt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectVisualización espaciales
dc.subjectDibujo técnicoes
dc.subjectFeedbackes
dc.subjectEducaciónes
dc.subjectVisuospatial abilityen
dc.subjectTechnical drawingen
dc.subjectFeedbacken
dc.subjectEducationen
dc.titleEntrenamiento de la visualización espacial mediante ejercicios informatizados de dibujo técnicoes
dc.title.alternativeTreinamento da visualização espacial mediante exercícios informatizados de desenho técnicopt
dc.title.alternativeTraining spatial visualization using computer exercises of technical drawingen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidad de Salamanca-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidad de Salamanca-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-
dc.identifier.doi10.1590/S1413-85572008000200002-
dc.identifier.scieloS1413-85572008000200002-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1413-85572008000200002.pdf-
dc.relation.ispartofPsicologia Escolar e Educacional-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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