You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/30386
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNovelli, Pedro Geraldo-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:17:16Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:51:09Z-
dc.date.available2014-05-20T15:17:16Z-
dc.date.available2016-10-25T17:51:09Z-
dc.date.issued2001-08-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832001000200005-
dc.identifier.citationInterface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 5, n. 9, p. 65-88, 2001.-
dc.identifier.issn1414-3283-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/30386-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/30386-
dc.description.abstractA educação sempre mereceu atenção por parte dos filósofos. Basta citar o exemplo de Sócrates ensinando em praça pública. Sua atividade era um convite ao saber. O filósofo alemão G. W. F. Hegel ( 1770 - 1834 ) também não ficou indiferente a essa questão muito embora não tenha se manifestado detidamente sobre ela em sua obra. No entanto, Hegel sempre ocupou cargos ou desempenhou funções relacionadas à educação. Por isso é possível apontar essa preocupação em sua filosofia e sugerir as possíveis contribuições. Para Hegel não há sociedade que se sustente sem a educação, pois ela é expressão da razão que busca estabelecer a liberdade e implantá-la enquanto prática corrente. Disso deriva a concepção hegeliana de homem que se caracteriza pela construção de si com seus semelhantes através da história. Esse homem é responsável pelo seu destino e por sua felicidade que não se identifica de forma absoluta com qualquer estrutura material. Nesse sentido Hegel atribui centralidade ao conteúdo e não aos métodos e técnicas. O conteúdo deve ser ministrado enquanto direito e também necessidade, pois é por ele que o homem aprende a ser livre, isto é, racional. A liberdade como fim da educação somente se realiza na totalidade da comunidade o que implica a superação de posicionamentos individualistas.pt
dc.description.abstractLa Educación siempre mereció la atención de los filósofos. Basta citar el ejemplo de Sócrates que enseñaba en plaza pública. Su actividad era una propuesta, una invitación a la sabiduría. El filósofo alemán G.W.F. Hegel (1770-1834) tampoco fue indiferente a esta cuestión, aun sin haberse manifestado exhaustivamente en su obra sobre la educación. No obstante, Hegel siempre ocupó puestos y desempeñó funciones relacionadas con la educación. Por eso es posible reconocer esa preocupación en su filosofía y así apuntar sus posibles contribuciones. Para Hegel no hay sociedad sin educación, pues ella es la expresión de la razón que intenta establecer la libertad y hacer de ella una práctica corriente. de aquí deriva la concepción hegeliana de hombre, que se caracteriza por la construcción de éste con sus semejantes a través de la historia. Este hombre es responsable por su destino y felicidad, que no se identifica en absoluto con ninguna cuestión material. En este sentido Hegel da centralidad al contenido y no al método y técnica. El contenido debe ser impartido por derecho y necesidad, pues es por él que el hombre aprende a ser libre, o sea, racional. La libertad como fin de la educación solamente se realiza en la totalidad de la comunidad, lo que implica la superación de las posiciones individualistas.es
dc.description.abstractEducation has always held the attention of philosophers. Suffice it to refer to the example of Socrates teaching the public in open spaces. His activity was an invitation to learning. The German philosopher G. W. F. Hegel (1770-1834) also was not indifferent to this issue, even though he did not refer to it in detail in his works. However, Hegel always held positions or carried out functions related with education. Therefore, one can point at this concern in his philosophy and suggest what his possible contributions to the field were. As far as Hegel is concerned, no society can survive without education, as it is the expression of reason trying to both establish freedom and implement it as a common practice. This is what the Hegelian idea of man derives from, its being characterized by the construction of the self with its peers throughout history. This man is responsible for his destiny and for his happiness, which is not identified with any material structure. In this sense, Hegel attributes centrality to content rather than to methods and techniques. Content must be offered as a right and a need, because it is through content that man learns to be free, i.e., rational. Freedom as the purpose of education can only come about across the totality of the community, which implies in overcoming individualistic positions.en
dc.format.extent65-88-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectFilosofiapt
dc.subjecteducaçãopt
dc.subjectliberdadept
dc.subjectformação de conceitopt
dc.subjectFilosofíaes
dc.subjecteducaciónes
dc.subjectlibertades
dc.subjectformación de conceptoes
dc.subjectPhilosophyen
dc.subjecteducationen
dc.subjectfreedomen
dc.subjectconcept developmenten
dc.titleO conceito de Educação em Hegelpt
dc.title.alternativeEl concepto hegeliano de Educaciónes
dc.title.alternativeThe Hegelian concept of educationen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociências Departamento de Educação-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociências Departamento de Educação-
dc.identifier.doi10.1590/S1414-32832001000200005-
dc.identifier.scieloS1414-32832001000200005-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1414-32832001000200005.pdf-
dc.relation.ispartofInterface - Comunicação, Saúde, Educação-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.