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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/30408
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dc.contributor.authorCyrino, Antonio de Pádua Pithon-
dc.contributor.authorSchraiber, Lilia Blima-
dc.contributor.authorTeixeira, Ricardo Rodrigues-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:17:18Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:51:12Z-
dc.date.available2014-05-20T15:17:18Z-
dc.date.available2016-10-25T17:51:12Z-
dc.date.issued2009-09-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832009000300009-
dc.identifier.citationInterface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 13, n. 30, p. 93-106, 2009.-
dc.identifier.issn1414-3283-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/30408-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/30408-
dc.description.abstractEm revisão crítica da literatura sobre a educação para o autocuidado e autocontrole no diabetes, procura-se apontar a inadequação das abordagens tradicionais da aderência ao tratamento e da transmissão de informações frente à complexidade do autocuidado em condições de cronicidade. Explora-se a influência das Ciências Sociais sobre o campo de estudo das doenças crônico-degenerativas, em geral, e do diabetes, em particular. Nesta perspectiva, pode-se reconhecer uma incorporação dos campos disciplinares da Antropologia e Sociologia em pesquisas mais orientadas para o indivíduo, em sua condição de portador, e a experiência que desenvolve nesse processo. Há certa inflexão, mais recente, no campo de pesquisas em educação em saúde no diabetes, com a introdução de estratégias que buscam valorizar a experiência e a autonomia dos pacientes como sujeitos de seu cuidado. Neste artigo, discute-se a estratégia do empoderamento na educação para o autocuidado e autocontrole no diabetes, como uma modalidade de prática de natureza mais dialógica e de maior respeito à autonomia moral e cognitiva do portador.pt
dc.description.abstractEn revisión crítica de la literatura sobre la educación para el auto-cuidado y auto-control en la diabetes, se trata de apuntar la inadecuación de los planteamientos tradicionales de adherencia al tratamiento y de la transmisión de informaciones ante la complejidad del auto-cuidado en condiciones de cronicidad. Se explora la influencia de las Ciencias Sociales sobre el campo de estudio de las enfermedades crónico-degenerativas en general y de la diabetes en particular. En tal perspectiva se puede reconocer una incorporación de los campos disciplinarios de la Antropología y Sociología en pesquisas más orientadas hacia el individuo en su condición de portador y la experiencia que desarrolla en este proceso. Hay cierta inflexión más reciente en el campo de pesquisas en educación en salud en la diabetes con la introducción de estrategias que tratan de valorizar la experiencia y la autonomía de los pacientes como sujetos de su cuidado. En este artículo se discute la estrategia del empoderamento en la educación para el auto-cuidado y auto-control en la diabetes, como una modalidad de práctica de naturaleza más dialógica y de mayor respeto a la autonomía moral y cognitiva del portador.es
dc.description.abstractThrough a critical review of the literature on education for diabetes self-care and self-management, it was sought to point out the inappropriateness of traditional approaches towards compliance with treatment and transmission of information, considering the complexity of self-care under chronic conditions. The influence of the social sciences on the field of studies on chronic degenerative diseases in general, and diabetes in particular, was explored. From this perspective, it can be recognized that the fields of anthropology and sociology have been incorporated into research focusing more on individuals as patients, and on the experience gained through this process. Recently, there has been a slight change within the field of health education research relating to diabetes, with the introduction of strategies that seek to value the experience and autonomy of patients as self-care agents. This paper discusses the strategy for empowerment in education for diabetes self-care and self-management, as a dialogue-focused practice that respects patients' moral and cognitive autonomy.en
dc.format.extent93-106-
dc.language.isoeng-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectDiabetes mellitus tipo 2pt
dc.subjectAutocuidado Educação em saúdept
dc.subjectDoenças crônico-degenerativaspt
dc.subjectCiências sociaispt
dc.subjectDiabetes mellitus tipo 2es
dc.subjectAuto-cuidadoes
dc.subjectEducación en saludes
dc.subjectEnfermedades crónico-degenerativases
dc.subjectCiencias socialeses
dc.subjectType 2 diabetes mellitusen
dc.subjectSelfcareen
dc.subjectHealth educationen
dc.subjectChronic degenerative diseaseen
dc.subjectSocial sciencesen
dc.titleEducation for type 2 diabetes mellitus self-care: from compliance to empowermenten
dc.title.alternativeLa educación para el auto-cuidado en la diabetes mellitus tipo 2: de la adhesión al empoderamentoes
dc.title.alternativeA educação para o autocuidado no diabetes mellitus tipo 2: da adesão ao empoderamentopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)-
dc.description.affiliationUnesp Botucatu School of Medicine Department of Public Health-
dc.description.affiliationUSP School of Medicine Department of Preventive Medicine-
dc.description.affiliationUnespUnesp Botucatu School of Medicine Department of Public Health-
dc.identifier.doi10.1590/S1414-32832009000300009-
dc.identifier.scieloS1414-32832009000300009-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1414-32832009000300009.pdf-
dc.relation.ispartofInterface - Comunicação, Saúde, Educação-
dc.identifier.scopus2-s2.0-77957147689-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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