Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/30425
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rosamilha, Nelson | - |
dc.contributor.author | Faria, Anália Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2014-05-20T15:17:20Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T17:51:14Z | - |
dc.date.available | 2014-05-20T15:17:20Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T17:51:14Z | - |
dc.date.issued | 1983-01-01 | - |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98931983000100003 | - |
dc.identifier.citation | Psicologia: Ciência e Profissão. Conselho Federal de Psicologia, v. 3, n. 2, p. 25-44, 1983. | - |
dc.identifier.issn | 1414-9893 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/30425 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/30425 | - |
dc.description.abstract | Foram confrontadas nesta pesquisa a afirmação piagetiana de que o ensino da matemática deve basear-se no desenvolvimento das estruturas mentais da criança e a realidade do ensino dessa matéria na 1.ª série do primeiro grau. Estudou-se a relação existente entre a noção de conservação e o grau de desempenho em matemática. Constituíram a amostra 47 sujeitos da 1.ª série do 1.° grau (17 do sexo masc. e 30 do fem.), nível sócio-econômico médio-inferior para baixo-superior, idade de 6 anos e meio a 11 anos, sem escolarização anterior. A avaliação do desempenho relativo ao domínio da noção de conservação foi feita através do teste de conservação de quantidades descontínuas, e a do desempenho em matemática, através da observação sistemática e de uma prova. O coeficiente de correlação de postos de Good man e Kruskal (1945 e 1963] mostrou relação significante a um nível de 1% para conservação e porcentagem de acertos na prova (g = 0,7) e a um nível de 5% para a conservação e conceitos atribuídos pelo professor (G = 0,44). A análise dos dados categorizados pela técnica de Grizzle, Starmer e Koch (1969) a um nível de 5% indicou apenas efeito do fator sexo sobre a noção de conservação. Os resultados obtidos estão de acordo com a teoria piagetiana que indica ser a noção de conservação uma condição necessária para a aprendizagem da matemática, embora não suficiente. | pt |
dc.format.extent | 25-44 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Conselho Federal de Psicologia | - |
dc.source | SciELO | - |
dc.title | Evolução da noção de conservação de quantidade e desempenho em matemática | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade de São Paulo (USP) | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade de São Paulo Instituto de Psicologia | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Faculdade de Educação, Filosofia, Ciências Sociais e da Documentação | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Faculdade de Educação, Filosofia, Ciências Sociais e da Documentação | - |
dc.identifier.doi | 10.1590/S1414-98931983000100003 | - |
dc.identifier.scielo | S1414-98931983000100003 | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | S1414-98931983000100003.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Psicologia: Ciência e Profissão | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.