You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/30430
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCunha, Beatriz Belluzzo Brando-
dc.contributor.authorBetini, Gilmara-
dc.date.accessioned2014-05-20T15:17:21Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T17:51:14Z-
dc.date.available2014-05-20T15:17:21Z-
dc.date.available2016-10-25T17:51:14Z-
dc.date.issued2003-09-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932003000300007-
dc.identifier.citationPsicologia: Ciência e Profissão. Conselho Federal de Psicologia, v. 23, n. 3, p. 42-49, 2003.-
dc.identifier.issn1414-9893-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/30430-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/30430-
dc.description.abstractVisando a refletir sobre diferentes formas de pensar e fazer dos psicólogos que atuam na Educação Municipal, participamos da Comissão de E-ducação do CRP-06/subsede de Assis e entrevistamos psicólogas aí envolvidas. Verificamos que suas ações - condicionadas ao modelo político-ideológico ado-tado pela gestão municipal e pela formação acadêmica recebida - caracterizam-se por práticas tradicionais e/ou compartilhadas por outros profissionais, que não vêm contribuindo para a reversão do quadro de produção do fracasso escolar. Assim, consideramos urgente a revisão dos aspectos relativos à formação dos psicólogos, às práticas atualmente implementadas e ao engajamento dos órgãos dessa classe para a consolidação de uma psicologia mais comprometida com a cidadania.pt
dc.description.abstractThe paper reports on our reflection upon the different way psychologists think and act in their practice within the Municipal Educational context. As members of the Education Committee of the Regional Board of Psychologists (Branch of Assis), we have conducted interviews of practicing psy-chologists within the education context. We have found that the practitioners' ac-tions are guided either by the political/ideological model of the city administration or by their academic background. These are characterized by traditional ways of practice and/or shared by other professionals. Such practices have not contributed to changes in the current state of school failure. Therefore, we urge the reviewing of certain aspects concerning the psychologist's professional development, the current professional practices and the efforts of professional psychologycal organizations to a consolidation of a professional practice that is committed to citizenship.en
dc.format.extent42-49-
dc.language.isopor-
dc.publisherConselho Federal de Psicologia-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectPsicologia escolarpt
dc.subjectPsicólogos da educação municipalpt
dc.subjectFormação profissionalpt
dc.subjectFracasso escolarpt
dc.subjectEducational psychologyen
dc.subjectPsychologists of the municipal educationen
dc.subjectPsychologist's professional developmenten
dc.subjectSchool failureen
dc.titlePsicologia e educação no contexto das secretarias municipais: algumas contribuições para novas práticaspt
dc.title.alternativePsychology and education in the municipality context: some contributions towards new practicesen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionPrefeitura Municipal de Florinea-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar-
dc.description.affiliationPrefeitura Municipal de Florinea-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar-
dc.identifier.doi10.1590/S1414-98932003000300007-
dc.identifier.scieloS1414-98932003000300007-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1414-98932003000300007.pdf-
dc.relation.ispartofPsicologia: Ciência e Profissão-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.