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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/5029
Registro de metadados completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Cintia de Souza-
dc.contributor.authorPerosa, José Matheus Yalenti-
dc.contributor.authorRua, Paulo Sérgio-
dc.contributor.authorAbreu, Carlos Luiz Milhomen de-
dc.contributor.authorPântano, Silvio César-
dc.contributor.authorVieira, Cássia Regina Yuriko Ide-
dc.contributor.authorBrizola, Rubem Marco de Oliveira-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:19:18Z-
dc.date.available2014-05-20T13:19:18Z-
dc.date.issued2003-08-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452003000200012-
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Fruticultura. Sociedade Brasileira de Fruticultura, v. 25, n. 2, p. 229-234, 2003.-
dc.identifier.issn0100-2945-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/5029-
dc.description.abstractO objetivo do presente estudo foi a determinação das perdas físicas e econômicas de banana em diferentes equipamentos varejistas na Cidade de Botucatu - SP e suas possíveis causas. Os equipamentos foram sorteados aleatoriamente. As informações foram coletadas através da aplicação de questionário para a determinação das perdas de três variedades de banana. O resultado mostrou perda global de 39 toneladas, correspondente a 11,1% da quantidade comercializada, sendo 10,5% em supermercados, 15,0% em quitandas/sacolões e 10,6% em feiras livres. O valor total das perdas anuais atingiu R$ 35.038,00, em valores de maio de 2002. A manipulação excessiva do cliente, excedente de oferta, uso de embalagem inadequada e baixa qualidade da fruta foram as principais causas de perdas. Conclui-se pela necessidade de conscientização do cliente, do uso de embalagens plásticas e de cuidados no manuseio da fruta durante toda pós-colheita.pt
dc.description.abstractThe objective of this research was to determinate the physics and economic banana's loss and its possible reason, in several retail trades in the city of Botucatu - SP. The equipments were drawn aleatory. The information were collected through questions applied to people to determine the annual loss of three different varieties of banana. The results showed that all loss was 39 ton., that represents 11,1% of all saled in retail trades, with 10,5% in supermarkets, 15% in grocery store/retail shops, and 10,6% in free markets. The retail trade showed an annual loss of R$ R$ 35.038,00, in values of may/2002. The excessive handling by the client, excess offering inadequate packing, and low quality of fruit were the most important cause of losses. It was possible to conclude that, the client's behavior should be better, the plastic packing utilization, and caution in the handling during all the post harvest process.en
dc.format.extent229-234-
dc.language.isopor-
dc.publisherSociedade Brasileira de Fruticultura-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectbananapt
dc.subjectperdaspt
dc.subjectvarejopt
dc.subjectbananaen
dc.subjectlossen
dc.subjectretailen
dc.titleAvaliação econômica das perdas de banana no mercado varejista: um estudo de casopt
dc.title.alternativeEconomic avaliation of the banana's losses in retatil trade: a case studyen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUNESP Faculdade de Ciências Agronômicas Departamento de Gestão e Tecnologia Agroindustrial-
dc.description.affiliationUnespUNESP Faculdade de Ciências Agronômicas Departamento de Gestão e Tecnologia Agroindustrial-
dc.identifier.doi10.1590/S0100-29452003000200012-
dc.identifier.scieloS0100-29452003000200012-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0100-29452003000200012.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Fruticultura-
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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