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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/5071
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dc.contributor.authorSalvador, Nilson-
dc.contributor.authorBenez, Sérgio Hugo-
dc.contributor.authorMion, Renildo L.-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:19:22Z-
dc.date.available2014-05-20T13:19:22Z-
dc.date.issued2008-06-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-69162008000200006-
dc.identifier.citationEngenharia Agrícola. Associação Brasileira de Engenharia Agrícola, v. 28, n. 2, p. 256-262, 2008.-
dc.identifier.issn0100-6916-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/5071-
dc.description.abstractA subsolagem tem aumentado nos últimos anos de forma indiscriminada, faltando estudos que norteiem os melhores procedimentos para que novos problemas não sejam acrescentados devido a subsolagens inadequadas ou mesmo em solos onde a operação é desnecessária, e principalmente buscar redução no consumo de combustível. Dessa forma, este trabalho teve o objetivo de avaliar o consumo de combustível na operação de subsolagem efetuada antes e depois de diferentes sistemas de preparo periódico do solo, classificado como Nitossolo Vermelho distroférrico. Os preparos foram realizados com arado de discos, arado de discos mais uma gradagem de nivelamento, grade pesada, grade pesada mais gradagem de nivelamento e escarificador. A realização da subsolagem depois dos sistemas de preparo periódico requereu 15% menos de potência na barra de tração. A subsolagem depois dos diferentes sistemas de preparo economizou 16,5% de combustível por área. O deslizamento das rodas motrizes e a velocidade média operacional obtiveram melhor desempenho quando se realizou a subsolagem depois do preparo do solo.pt
dc.description.abstractThe subsoiling has had a great increase in the last few years, but there is still a lack of studies that guide the best procedures so that new problems do not appear because of inadequate subsoiling or even in soil where the same operation is unnecessary, and primarily look for a reduction in the consumption of fuel. Thus, this work had the objective of evaluating the fuel consumption in the operation of subsoiling performed before and after different systems of preparation of a regular land classified as Nitossolo Red Distroférrico. The periodic tillage systems were: plowing with disks, plowing with disks followed by one leveling, plowing harrow, plowing harrow followed by leveling and chiseling. The accomplishment of the subsoiling after the preparation of periodic systems required 15% less power in the bar of traction. The subsoiling after the different systems of preparation saved 16.5% of fuel per area. The slip of the driving wheels and average operational speed obtained better performance when it took the subsoiling after preparing the soil.en
dc.format.extent256-262-
dc.language.isopor-
dc.publisherAssociação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectsubsoladorpt
dc.subjectpotênciapt
dc.subjectimplementospt
dc.subjectdeslizamento das rodas motrizespt
dc.subjectvelocidade operacionalpt
dc.subjectsubsoilingen
dc.subjectpoweren
dc.subjectimplementsen
dc.subjectslip of the driving wheelsen
dc.subjectoperational speeden
dc.titleConsumo de combustível na operação de subsolagem realizada antes e depois de diferentes sistemas de preparo periódico do solopt
dc.title.alternativeFuel consumption in the subsoiling operation accomplished before and after different preparation systems of periodic soil tillageen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Lavras (UFLA)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Ceará (UFC)-
dc.description.affiliationUFLA DEG-
dc.description.affiliationUNESP FCA-
dc.description.affiliationUFC Departamento de Engenharia Agrícola-
dc.description.affiliationUnespUNESP FCA-
dc.identifier.doi10.1590/S0100-69162008000200006-
dc.identifier.scieloS0100-69162008000200006-
dc.identifier.wosWOS:000260624300006-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0100-69162008000200006.pdf-
dc.relation.ispartofEngenharia Agrícola-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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