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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/5143
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dc.contributor.authorMazetto, Flávio R.-
dc.contributor.authorLanças, Kleber Pereira-
dc.contributor.authorNagaoka, Alberto K.-
dc.contributor.authorCastro Neto, Pedro-
dc.contributor.authorGuerra, Saulo Philipe Sebastião-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:19:29Z-
dc.date.available2014-05-20T13:19:29Z-
dc.date.issued2004-12-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-69162004000300028-
dc.identifier.citationEngenharia Agrícola. Associação Brasileira de Engenharia Agrícola, v. 24, n. 3, p. 750-757, 2004.-
dc.identifier.issn0100-6916-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/5143-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo avaliar as áreas de contato, as deformações elásticas dos pneus, a resistência do solo à penetração e os perfis do recalque no solo de três modelos de rodados pneumáticos. O ensaio seguiu um delineamento experimental casualizado, constituído por 12 tratamentos e quatro repetições, nos quais se avaliaram os modelos de pneus de carcaça diagonal, radial e o terceiro de configuração mista, denominado BPAF, inflados com as pressões ideais e submetidos a cargas radiais de 5; 10; 15 e 20 kN, simulando o que ocorre no campo. O ensaio dos pneus agrícolas foi realizado no Núcleo de Ensaio de Máquinas e Pneus Agrícolas - NEMPA, da Faculdade de Ciências Agronômicas - UNESP, Câmpus de Botucatu - SP, em uma prensa hidráulica sobre um tanque de solo. Os resultados relativos às áreas de contato e deformações elásticas mostraram valores maiores para o pneu BPAF. Os recalques do pneu BPAF no solo foram menores comparados aos outros rodados, e com os pneus radial e BPAF houve menores resistências do solo à penetração.pt
dc.description.abstractThe aim of this study was to evaluate the tire/ground contact areas, tire elastic deformation, cone index and foot printed on the ground of tire models. The experiment was done in 12 treatments and four repetitions with three tire models: bias ply, radial and bias belt. The tires were inflated with right inflation pressures and four radial loads were applied on the wheels: 5; 10; 15 and 20 kN, simulating what happens in the field. The agricultural tire tests were carried out at São Paulo State University, Botucatu - SP, Brazil, using a hydraulic press over the soil bin. The contact area and elastic deformation results showed highest values for bias belt tire. The soil sinkage of bias belt tire was smaller than other pneumatic tires. The radial and bias belt tires exercised smaller cone index than bias ply tire.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.format.extent750-757-
dc.language.isopor-
dc.publisherAssociação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectcarga radialpt
dc.subjectresistência à penetraçãopt
dc.subjectrecalquept
dc.subjectradial loaden
dc.subjectcone indexen
dc.subjectsinkageen
dc.titleAvaliação do contato pneu-solo em três modelos de pneus agrícolaspt
dc.title.alternativeEvaluation of foot print for three agricultural tire typesen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Lavras (UFLA)-
dc.description.affiliationUNESP FCA-
dc.description.affiliationUNESP FCA Departamento de Engenharia Rural-
dc.description.affiliationUDESC Departamento de Engenharia Rural-
dc.description.affiliationUFLA Departamento de Engenharia Rural-
dc.description.affiliationUnespUNESP FCA-
dc.description.affiliationUnespUNESP FCA Departamento de Engenharia Rural-
dc.identifier.doi10.1590/S0100-69162004000300028-
dc.identifier.scieloS0100-69162004000300028-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0100-69162004000300028.pdf-
dc.relation.ispartofEngenharia Agrícola-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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