You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/5164
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBiaggioni, Marco Antonio Martin-
dc.contributor.authorBovolenta, Fábio C.-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:19:32Z-
dc.date.available2014-05-20T13:19:32Z-
dc.date.issued2010-08-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-69162010000400003-
dc.identifier.citationEngenharia Agrícola. Associação Brasileira de Engenharia Agrícola, v. 30, n. 4, p. 587-599, 2010.-
dc.identifier.issn0100-6916-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/5164-
dc.description.abstractO presente trabalho objetivou analisar o fluxo energético no escoamento de soja da região Centro-Oeste do Brasil, considerando as rotas atualmente existentes, mais precisamente, do município de Rio Verde -GO até o porto de Santos - SP, visto que este é um grande polo exportador de granéis sólidos. Foram selecionadas duas rotas para a análise, uma contemplando a multimodalidade, ou seja, os modais rodoviário, ferroviário e hidroviário, e outra, uma única modalidade, o modal rodoviário. A conversão dos fatores físicos e operacionais em unidades energéticas foi realizada por meio de coeficientes energéticos levantados junto à literatura. Os resultados obtidos indicaram, pela rota 1 multimodal, um gasto energético específico maior para o modal rodoviário (0,50 MJ km-1 t-1), seguido pelo modal ferroviário (0,42 MJ km-1 t-1) e, em terceiro, o modal hidroviário (0,22 MJ km-1 t-1). Pela rota 2, unimodal rodoviário, o resultado indicou 0,50 MJ km-1 t-1. Nas participações de energia apresentadas, comparando as rotas 1 e 2, a que apresentou maior gasto energético específico total foi a rota 2 (0,50 MJ km-1 t-1), seguida pela rota 1 (0,34 MJ km-1 t-1).pt
dc.description.abstractThe present work had as goal to study the energy flows about routes for soybean transport, at the Brazil middle-west region, from Rio Verde (GO) to Santos (SP). Two routes for analysis had been selected: a multimodality way (highway, railway and waterway modals), and one modality way (highway modal). The conversion of physical and operational factors in energetic unities was obtained in literature, by means energy coefficients. Initially, comparing the results obtained into multimodal way (route-1), the highway transport presented the largest energy expense specific (0.50 MJ km-1 t-1), followed by railway (0.42 MJ km-1 t-1) and, finally, the waterway (0.22 MJ km-1 t-1 ). For route-2 (one modal transport), the results indicated 0.50 MJ km-1 t-1 by the highway. Comparing the analyzed routes, the total specific energy spends by the route-2 (0.50 MJ km-1 t-1 ) it was greater than that one by route-1 (0.34 MJ km-1 t-1).en
dc.format.extent587-599-
dc.language.isopor-
dc.publisherAssociação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)-
dc.sourceSciELO-
dc.subjecttransporte multimodalpt
dc.subjectrodoviapt
dc.subjectferroviapt
dc.subjecthidroviapt
dc.subjectescoamento de sojapt
dc.subjectbalanço energéticopt
dc.subjectmultimodal transporten
dc.subjecthighwayen
dc.subjectrailwayen
dc.subjectwaterwayen
dc.subjectsoybean transporten
dc.subjectenergy analysisen
dc.titleBalanço energético comparativo para rotas de escoamento de sojapt
dc.title.alternativeComparative energy analysis for soybean journey transporten
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionFaculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC)-
dc.description.affiliationUNESP FCA Departamento de Engenharia Rural-
dc.description.affiliationUNESP FCA Programa de Pós-Graduação em Energia na Agricultura-
dc.description.affiliationFATEC Departamento de Navegação-
dc.description.affiliationUnespUNESP FCA Departamento de Engenharia Rural-
dc.description.affiliationUnespUNESP FCA Programa de Pós-Graduação em Energia na Agricultura-
dc.identifier.doi10.1590/S0100-69162010000400003-
dc.identifier.scieloS0100-69162010000400003-
dc.identifier.wosWOS:000282221900003-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0100-69162010000400003.pdf-
dc.relation.ispartofEngenharia Agrícola-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.