Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/6361
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Boto, Carlota | - |
dc.date.accessioned | 2014-05-20T13:21:54Z | - |
dc.date.available | 2014-05-20T13:21:54Z | - |
dc.date.issued | 2002-02-01 | - |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832002000100002 | - |
dc.identifier.citation | Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 6, n. 10, p. 9-25, 2002. | - |
dc.identifier.issn | 1414-3283 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/6361 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo procura discutir a atualidade do conceito de paideia, à luz do entrelaçamento entre o original referente grego e a categoria operatória do que aqui nomeamos uma ética em profissão. Trata-se de um estudo que busca formular algumas diretrizes para se pensar o tema do ensino e do aprendizado, metodologicamente partindo da acepção de interdisciplinaridade. Assim, poder-se-á, fugindo das fragmentárias especializações do campo, recompor a arte do pensamento pedagógico, incluindo nela seus essenciais aspectos éticos. Desse modo, supomos possível estabelecer para professores e estudantes contemporâneos desse terceiro milênio uma nova e moderna paideia. | pt |
dc.description.abstract | El presente artículo intenta discutir la actualidad del concepto de paideia, a la luz del entrelazamiento entre el original referente griego y la categoría operatoria de lo que aquí denominamos una ética en la profesión. Se trata de un estudio que busca formular algunas directrices para pensar el tema de la enseñanza y del aprendizaje, partiendo metodológicamente de la acepción de interdisciplinaridad. Así, se podrá, huyendo de las especializaciones fragmentarias del campo, recomponer el arte del pensamiento pedagógico, incluyendo en él sus aspectos éticos esenciales. de este modo, creemos posible establecer, para los profesores y estudiantes de este tercer milenio, una nueva y moderna paideia. | es |
dc.description.abstract | This article discusses the current nature of the concept of paideia, in the light of the interweaving between the original Greek frame of reference and the operative category of what we will call, in this article, professional ethics. It is a study that intends to formulate guidelines for thinking about the themes of teaching and learning, methodologically, starting from the idea of interdisciplinary studies. This will allow us to recompose the art of pedagogical thinking, avoiding the fragmented specializations of this field, but including in it its chief ethical aspects. We believe that, in this way, it will be possible to establish a new and modern paideia, for contemporary teachers and students in the third millenium. | en |
dc.format.extent | 9-25 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | SciELO | - |
dc.subject | Paideia | pt |
dc.subject | educação | pt |
dc.subject | ética profissional | pt |
dc.subject | aprendizagem | pt |
dc.subject | ensino | pt |
dc.subject | Paideia | es |
dc.subject | Educación | es |
dc.subject | ética profesional | es |
dc.subject | aprendizaje | es |
dc.subject | enseñanza | es |
dc.subject | paideia (a Greek work, not translated) | en |
dc.subject | education | en |
dc.subject | professional ethics | en |
dc.subject | learning | en |
dc.subject | teaching | en |
dc.title | Por uma ética em profissão: rumo a uma nova paideia | pt |
dc.title.alternative | Por una ética en la profesión: rumbo a una nueva paideia | es |
dc.title.alternative | In favor of professional ethics: in search of a new paideia | en |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Ciências da Educação | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Ciências da Educação | - |
dc.identifier.doi | 10.1590/S1414-32832002000100002 | - |
dc.identifier.scielo | S1414-32832002000100002 | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | S1414-32832002000100002.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Interface - Comunicação, Saúde, Educação | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.