Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/6368
Título: 
Repensando os distúrbios de aprendizagem a partir da psicologia histórico-cultural
Título alternativo: 
  • Repensando los trastornos de aprendizaje a partir de la psicología histórico-cultural
  • Rethinking learning disabilities seen from historical and cultural psychology
Autor(es): 
Instituição: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Universidade Estadual de Maringá (UEM)
ISSN: 
1413-7372
Resumo: 
  • A psicologia histórico-cultural assume que o fator biológico determina a base das reações inatas dos indivíduos. Sobre esta base se constitui todo o sistema de reações adquiridas, sendo estas determinadas mais pela estrutura do meio cultural da criança do que pelas disposições biológicas. Se é por meio do processo de apropriação da cultura que cada homem adquire as capacidades humanas, a compreensão atual acerca dos distúrbios de aprendizagem pode ser reconfigurada, demonstrando que mediações adequadas e consistentes podem ter caráter revolucionário para a aprendizagem, ao tornarem presente o talento cultural quando o talento biológico não se revela como esperado.
  • La psicología histórico-cultural asume que el factor biológico determina la base de las reacciones innatas de los individuos. Sobre esta base se constituye todo el sistema de reacciones adquiridas, siendo éstas determinadas, más por la estructura del medio cultural del niño, que por las disposiciones biológicas. Si es por medio del proceso de apropriación de la cultura que cada hombre adquiere las capacidades humanas, la comprensión actual respecto a los trastornos de aprendizaje puede ser reconfigurada, demostrando que mediaciones adecuadas y consistentes pueden tener carácter revolucionario para el aprendizaje, al hacer presente el talento cultural cuando el talento biológico no se revela como esperado.
  • Historical and Cultural Psychology foregrounds that the biological factor determines the basis of the individuals innate reactions. The entire system of acquired reactions, determined more on the structure of the child s environment than on biological presuppositions, is constituted on this basis. If all human beings acquire their capacities through the process of cultural appropriation, current understanding on learning disabilities may be re-designed. It may be shown that adequate and consistent mediations may be revolutionary when they concretize the cultural talent in the case that the biological talent fails to reveal itself as expected.
Data de publicação: 
1-Dez-2007
Citação: 
Psicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 12, n. 3, p. 531-540, 2007.
Duração: 
531-540
Publicador: 
Universidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Psicologia
Palavras-chaves: 
  • Psicologia histórico-cultural
  • distúrbios de aprendizagem
  • problemas de escolarização
  • Psicología histórico-cultural
  • trastornos de aprendizaje
  • problemas de escolarización
  • Historical and Cultural Psychology
  • learning disabilities
  • school problems
Fonte: 
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722007000300010
Endereço permanente: 
http://hdl.handle.net/11449/6368
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/6368
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.