You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/6368
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTuleski, Silvana Calvo-
dc.contributor.authorEidt, Nádia Mara-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:21:55Z-
dc.date.available2014-05-20T13:21:55Z-
dc.date.issued2007-12-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722007000300010-
dc.identifier.citationPsicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 12, n. 3, p. 531-540, 2007.-
dc.identifier.issn1413-7372-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/6368-
dc.description.abstractA psicologia histórico-cultural assume que o fator biológico determina a base das reações inatas dos indivíduos. Sobre esta base se constitui todo o sistema de reações adquiridas, sendo estas determinadas mais pela estrutura do meio cultural da criança do que pelas disposições biológicas. Se é por meio do processo de apropriação da cultura que cada homem adquire as capacidades humanas, a compreensão atual acerca dos distúrbios de aprendizagem pode ser reconfigurada, demonstrando que mediações adequadas e consistentes podem ter caráter revolucionário para a aprendizagem, ao tornarem presente o talento cultural quando o talento biológico não se revela como esperado.pt
dc.description.abstractLa psicología histórico-cultural asume que el factor biológico determina la base de las reacciones innatas de los individuos. Sobre esta base se constituye todo el sistema de reacciones adquiridas, siendo éstas determinadas, más por la estructura del medio cultural del niño, que por las disposiciones biológicas. Si es por medio del proceso de apropriación de la cultura que cada hombre adquiere las capacidades humanas, la comprensión actual respecto a los trastornos de aprendizaje puede ser reconfigurada, demostrando que mediaciones adecuadas y consistentes pueden tener carácter revolucionario para el aprendizaje, al hacer presente el talento cultural cuando el talento biológico no se revela como esperado.es
dc.description.abstractHistorical and Cultural Psychology foregrounds that the biological factor determines the basis of the individuals innate reactions. The entire system of acquired reactions, determined more on the structure of the child s environment than on biological presuppositions, is constituted on this basis. If all human beings acquire their capacities through the process of cultural appropriation, current understanding on learning disabilities may be re-designed. It may be shown that adequate and consistent mediations may be revolutionary when they concretize the cultural talent in the case that the biological talent fails to reveal itself as expected.en
dc.format.extent531-540-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Psicologia-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectPsicologia histórico-culturalpt
dc.subjectdistúrbios de aprendizagempt
dc.subjectproblemas de escolarizaçãopt
dc.subjectPsicología histórico-culturales
dc.subjecttrastornos de aprendizajees
dc.subjectproblemas de escolarizaciónes
dc.subjectHistorical and Cultural Psychologyen
dc.subjectlearning disabilitiesen
dc.subjectschool problemsen
dc.titleRepensando os distúrbios de aprendizagem a partir da psicologia histórico-culturalpt
dc.title.alternativeRepensando los trastornos de aprendizaje a partir de la psicología histórico-culturales
dc.title.alternativeRethinking learning disabilities seen from historical and cultural psychologyen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Maringá (UEM)-
dc.description.affiliationUNESP-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Maringá (UEM) Departamento de Psicologia-
dc.description.affiliationUNESP Departamento de Psicologia Programa de Doutorado em Educação Escolar-
dc.description.affiliationUnespUNESP-
dc.description.affiliationUnespUNESP Departamento de Psicologia Programa de Doutorado em Educação Escolar-
dc.identifier.doi10.1590/S1413-73722007000300010-
dc.identifier.scieloS1413-73722007000300010-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1413-73722007000300010.pdf-
dc.relation.ispartofPsicologia em Estudo-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.