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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/6378
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGrego, Sonia Maria Duarte-
dc.contributor.authorPinho, Sheila Zambello de-
dc.contributor.authorBráz, José Reinaldo Cerqueira-
dc.contributor.authorOba, Eunice-
dc.contributor.authorRaphael, Hélia Sonia-
dc.contributor.authorMatos, Maria Cristina Fumie Iwana-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:21:56Z-
dc.date.available2014-05-20T13:21:56Z-
dc.date.issued2007-06-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772007000200005-
dc.identifier.citationAvaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas). Universidade de Sorocaba, v. 12, n. 2, p. 257-289, 2007.-
dc.identifier.issn1414-4077-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/6378-
dc.description.abstractO desenvolvimento de um processo democrático de avaliação institucional na UNESP, uma universidade multi-campus, envolveu três desafios: garantir o envolvimento de grupos representativos da comunidade no processo de avaliação; atribuir poder e responsabilidade a cada setor acadêmico e administrativo no processo de avaliação; criar uma cultura de auto-avaliação e reflexão que possibilitasse debate crítico e auto-gestão dos projetos acadêmicos. Com base nos termos de referência estabelecidos pela comunidade a CPA desenvolveu uma metodologia de avaliação democrática e investigativa, orientada para a auto-gestão e de natureza quali-quantitativa. Fundamentada em três enfoques teóricos de avaliação, o democrático, o de tomada de decisão e o crítico o processo envolveu três funções: a diagnóstica, a formativo-reflexiva e a de revisão crítica. Atualmente os usos dos resultados da avaliação para orientar políticas e decisões acadêmicas, especialmente nos cursos de graduação, evidenciam avanços no processo de internalização de cultura de avaliação orientada para auto-gestão.pt
dc.description.abstractThe challenge of developing and implementing a democratic process of institutional evaluation at UNESP (São Paulo State University), a multi-campus university, was threefold: to guarantee the involvement of representative reference groups in the process of evaluation; to empower and assign responsibility in the evaluative process to each academic and administrative sector and; to create a culture of self-evaluation and reflection which would enable critical and informed debates and self-management of academic projects. Based on references and objectives established by the community, a self-regulative and quali-quantitative oriented democratic and investigative evaluation methodology was developed. Based on three theoretical evaluation approaches: decision making, democratic and critical, the process involved three roles: diagnostic, formative reflexive and critical revision. To this moment, the use of the evaluation results to enlighten policies and academic decisions, especially in undergraduate programs, shows improvement in the process of internalizing a democratic and self-regulative culture of evaluation.en
dc.format.extent257-289-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade de Sorocaba-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectavaliação institucional formativapt
dc.subjectavaliação democráticapt
dc.subjectautonomiapt
dc.subjectauto-gestãopt
dc.subjectgrupo de estudo em avaliaçãopt
dc.subjectformative institutional evaluationen
dc.subjectdemocratic evaluationen
dc.subjectautonomyen
dc.subjectself-regulative cultureen
dc.subjectevaluation studies groupen
dc.titleA Construção do processo democrático de auto-avaliação institutucional na UNESPpt
dc.title.alternativeDeveloping a democratic institutional evaluation process at UNESPen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade de Dundee-
dc.description.affiliationUNESP Depto. de Didática Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar-
dc.description.affiliationUNESP CPA-
dc.description.affiliationUNESP Depto. de Anestesiologia Comissão Permanente de Avaliação-
dc.description.affiliationUNESP Depto. de Reprodução Animal e Radiologia Veterinária-
dc.description.affiliationUNESP CPA Comissão de Especialistas-
dc.description.affiliationUNESP Faculdade de Medicina Depto. de Patologia-
dc.description.affiliationUniversidade de Dundee-
dc.description.affiliationUnespUNESP Depto. de Didática Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar-
dc.description.affiliationUnespUNESP CPA-
dc.description.affiliationUnespUNESP Depto. de Anestesiologia Comissão Permanente de Avaliação-
dc.description.affiliationUnespUNESP Depto. de Reprodução Animal e Radiologia Veterinária-
dc.description.affiliationUnespUNESP CPA Comissão de Especialistas-
dc.description.affiliationUnespUNESP Faculdade de Medicina Depto. de Patologia-
dc.identifier.doi10.1590/S1414-40772007000200005-
dc.identifier.scieloS1414-40772007000200005-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1414-40772007000200005.pdf-
dc.relation.ispartofAvaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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