Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/6378
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Grego, Sonia Maria Duarte | - |
dc.contributor.author | Pinho, Sheila Zambello de | - |
dc.contributor.author | Bráz, José Reinaldo Cerqueira | - |
dc.contributor.author | Oba, Eunice | - |
dc.contributor.author | Raphael, Hélia Sonia | - |
dc.contributor.author | Matos, Maria Cristina Fumie Iwana | - |
dc.date.accessioned | 2014-05-20T13:21:56Z | - |
dc.date.available | 2014-05-20T13:21:56Z | - |
dc.date.issued | 2007-06-01 | - |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772007000200005 | - |
dc.identifier.citation | Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas). Universidade de Sorocaba, v. 12, n. 2, p. 257-289, 2007. | - |
dc.identifier.issn | 1414-4077 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/6378 | - |
dc.description.abstract | O desenvolvimento de um processo democrático de avaliação institucional na UNESP, uma universidade multi-campus, envolveu três desafios: garantir o envolvimento de grupos representativos da comunidade no processo de avaliação; atribuir poder e responsabilidade a cada setor acadêmico e administrativo no processo de avaliação; criar uma cultura de auto-avaliação e reflexão que possibilitasse debate crítico e auto-gestão dos projetos acadêmicos. Com base nos termos de referência estabelecidos pela comunidade a CPA desenvolveu uma metodologia de avaliação democrática e investigativa, orientada para a auto-gestão e de natureza quali-quantitativa. Fundamentada em três enfoques teóricos de avaliação, o democrático, o de tomada de decisão e o crítico o processo envolveu três funções: a diagnóstica, a formativo-reflexiva e a de revisão crítica. Atualmente os usos dos resultados da avaliação para orientar políticas e decisões acadêmicas, especialmente nos cursos de graduação, evidenciam avanços no processo de internalização de cultura de avaliação orientada para auto-gestão. | pt |
dc.description.abstract | The challenge of developing and implementing a democratic process of institutional evaluation at UNESP (São Paulo State University), a multi-campus university, was threefold: to guarantee the involvement of representative reference groups in the process of evaluation; to empower and assign responsibility in the evaluative process to each academic and administrative sector and; to create a culture of self-evaluation and reflection which would enable critical and informed debates and self-management of academic projects. Based on references and objectives established by the community, a self-regulative and quali-quantitative oriented democratic and investigative evaluation methodology was developed. Based on three theoretical evaluation approaches: decision making, democratic and critical, the process involved three roles: diagnostic, formative reflexive and critical revision. To this moment, the use of the evaluation results to enlighten policies and academic decisions, especially in undergraduate programs, shows improvement in the process of internalizing a democratic and self-regulative culture of evaluation. | en |
dc.format.extent | 257-289 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade de Sorocaba | - |
dc.source | SciELO | - |
dc.subject | avaliação institucional formativa | pt |
dc.subject | avaliação democrática | pt |
dc.subject | autonomia | pt |
dc.subject | auto-gestão | pt |
dc.subject | grupo de estudo em avaliação | pt |
dc.subject | formative institutional evaluation | en |
dc.subject | democratic evaluation | en |
dc.subject | autonomy | en |
dc.subject | self-regulative culture | en |
dc.subject | evaluation studies group | en |
dc.title | A Construção do processo democrático de auto-avaliação institutucional na UNESP | pt |
dc.title.alternative | Developing a democratic institutional evaluation process at UNESP | en |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.contributor.institution | Universidade de Dundee | - |
dc.description.affiliation | UNESP Depto. de Didática Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar | - |
dc.description.affiliation | UNESP CPA | - |
dc.description.affiliation | UNESP Depto. de Anestesiologia Comissão Permanente de Avaliação | - |
dc.description.affiliation | UNESP Depto. de Reprodução Animal e Radiologia Veterinária | - |
dc.description.affiliation | UNESP CPA Comissão de Especialistas | - |
dc.description.affiliation | UNESP Faculdade de Medicina Depto. de Patologia | - |
dc.description.affiliation | Universidade de Dundee | - |
dc.description.affiliationUnesp | UNESP Depto. de Didática Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar | - |
dc.description.affiliationUnesp | UNESP CPA | - |
dc.description.affiliationUnesp | UNESP Depto. de Anestesiologia Comissão Permanente de Avaliação | - |
dc.description.affiliationUnesp | UNESP Depto. de Reprodução Animal e Radiologia Veterinária | - |
dc.description.affiliationUnesp | UNESP CPA Comissão de Especialistas | - |
dc.description.affiliationUnesp | UNESP Faculdade de Medicina Depto. de Patologia | - |
dc.identifier.doi | 10.1590/S1414-40772007000200005 | - |
dc.identifier.scielo | S1414-40772007000200005 | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | S1414-40772007000200005.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.