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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/6424
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dc.contributor.authorAraujo, Ariella Silva-
dc.contributor.authorGomes, Ligiane Raimundo-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:22:02Z-
dc.date.available2014-05-20T13:22:02Z-
dc.date.issued2010-12-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602010000300013-
dc.identifier.citationEducar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), n. 38, p. 193-204, 2010.-
dc.identifier.issn0104-4060-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/6424-
dc.description.abstractO presente artigo aborda a compreensão dos adolescentes sobre a noção de mobilidade social, a partir de uma investigação realizada com estudantes de uma escola pública do interior paulista, refletindo sobre a forma como se dá a aprendizagem desta noção. Para a investigação descrita, foram realizadas entrevistas com 20 adolescentes, utilizando perguntas de caráter exploratório, embasadas no método clínico piagetiano, a partir das quais a noção de mobilidade social em adolescentes foi classificada em três níveis sociais propostos por Delval. Mediante os resultados obtidos, pode-se concluir que a noção do conceito em questão é de difícil aquisição pelos adolescentes. Devido a isso, destaca-se a importância do tema para cursos de licenciatura, especialmente o de Ciências Sociais.pt
dc.description.abstractThis article discusses the understanding of adolescents on the notion of social mobility, from a research conducted with students from a Public school in São Paulo State. It reflecs on how this notion is learned. For the research described, interviews were conducted with 20 adolescents, using exploratory questions of character, based on Piagetian clinical method, to which the notion of social mobility in adolescents were classified into three levels as proposed by Delval. According to the results, we could conclude that the notion of the concept in question is a difficult acquisition for adolescents. This theme is highly important to teaching graduation courses, especially Social Sciences.en
dc.format.extent193-204-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândia (UFU), Setor de Educação-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectconhecimento socialpt
dc.subjectmobilidade social e educaçãopt
dc.subjectsocial knowledgeen
dc.subjectsocial mobility and educationen
dc.titleA noção de mobilidade social em adolescentespt
dc.title.alternativeThe concept of social mobility in adolescentsen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionInstituto Taquaritinguense de Ensino Superior Departamento de Educação-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras-
dc.description.affiliationInstituto Taquaritinguense de Ensino Superior Departamento de Educação-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras-
dc.identifier.doi10.1590/S0104-40602010000300013-
dc.identifier.scieloS0104-40602010000300013-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0104-40602010000300013.pdf-
dc.relation.ispartofEducar em Revista-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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