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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/6694
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dc.contributor.authorMendes, Tatiana Sussel Gonçalves-
dc.contributor.authorDal Poz, Aluir Porfírio-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:22:41Z-
dc.date.available2014-05-20T13:22:41Z-
dc.date.issued2013-06-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1982-21702013000200008-
dc.identifier.citationBoletim de Ciências Geodésicas. Universidade Federal de Uberlândia (UFU), v. 19, n. 2, p. 287-312, 2013.-
dc.identifier.issn1982-2170-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/6694-
dc.description.abstractO problema de extração automática da malha viária urbana é extremamente complexo, uma vez que em cenas urbanas as vias apresentam forte interação com os outros objetos da cena (vegetação, edificações, veículos etc.). Esse problema pode ser simplificado se regiões correspondente às vias forem previamente isoladas. Na sequência, a malha viária urbana pode ser extraída baseando-se apenas nessas regiões, reduzindo a área de busca e o esforço computacional. A classificação de imagens pode ser usada no intuito de isolar as regiões de via, mas em cenas urbanas complexas a utilização de somente dados espectrais pode não ser suficiente para separar com confiabilidade classes com comportamento espectral similar. Para contornar esse problema, é proposta a integração dos dados geométricos e radiométricos de varredura a laser com imagem aérea RGB de alta resolução numa classificação por Redes Neurais Artificiais, tendo por foco principal o isolamento de regiões de via. O benefício desta integração foi verificado usando diferentes combinações de dados de entrada na rede. Os experimentos mostraram que a combinação que integra diferentes fontes de dados permitiu separar a classe via com melhor acurácia e que problemas relacionados com as respostas espectrais similares foram minimizados.pt
dc.description.abstractThe problem of automated urban road network extraction is extremely complex, as roads in urban scenes interact strongly with other scene objects (vegetation, buildings and vehicles). This problem can be simplified if regions corresponding to roads were previously isolated using a classification procedure. Next, the urban road network can be extracted from these regions previously detected, leading to a geometric and semantic description. The image classification procedure can be used in order to isolate regions of road, but in complex urban scenes, the use of only spectral data may not be sufficient for a reliable separation of classes with similar spectral characteristics. To overcome the problem, it is proposed the integration of laser scanner geometric and radiometric data with high-resolution RGB aerial images in the classification using Artificial Neural Network, with main focus to isolate regions of road. The benefit of this integration was cheked using different combinations of input data. The experiments showed that the combination that integrates different sources of data allows the separations of the road class with better accuracy and the problems related to spectral similar responses were minimized.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.format.extent287-312-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândia (UFU)-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectRedes Neurais Artificiaispt
dc.subjectModelo Digital de Superfície Normalizadopt
dc.subjectImagem de Intensidade do Pulso Laserpt
dc.subjectArtificial Neural Networken
dc.subjectNormalized Digital Surface Modelen
dc.subjectLaser Pulse Intensity Imageen
dc.titleIntegração de imagem aérea de alta resolução e dados de varredura a laser na classificação de cenas urbanas para detectar regiões de viapt
dc.title.alternativeIntegration of high resolution aerial image and laser scanner data in the classification of the urban scenes to detect regions of roaden
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUNESP ICT Departamento de Engenharia Ambiental-
dc.description.affiliationUNESP FCT Departamento de Cartografia-
dc.description.affiliationUnespUNESP ICT Departamento de Engenharia Ambiental-
dc.description.affiliationUnespUNESP FCT Departamento de Cartografia-
dc.identifier.doi10.1590/S1982-21702013000200008-
dc.identifier.scieloS1982-21702013000200008-
dc.identifier.wosWOS:000320938300008-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1982-21702013000200008.pdf-
dc.relation.ispartofBoletim de Ciências Geodésicas-
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