You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/6727
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRamos, Regina Celia-
dc.contributor.authorGiorgi, Cristiano Amaral Garboggini Di-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:22:46Z-
dc.date.available2014-05-20T13:22:46Z-
dc.date.issued2011-09-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362011000400009-
dc.identifier.citationEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Fundação CESGRANRIO, v. 19, n. 72, p. 623-650, 2011.-
dc.identifier.issn0104-4036-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/6727-
dc.description.abstractEste artigo, que envolve a combinação de procedimentos quantitativos e qualitativos, traz resultados de pesquisa que analisou o impacto do Fundef na estruturação da rede municipal de ensino de Pirapozinho-SP, e mostra como estes resultados trazem subsídios para um funcionamento mais adequado da atual política de financiamento da educação. Constatou-se que, mesmo sem aumentar os recursos financeiros do ensino fundamental, o Fundef racionalizou e tornou mais eficiente a sua aplicação, diminuindo desvios e desperdícios, e que a instituição dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social possibilitou maior participação popular na fiscalização do executivo aumentando a transparência dos gastos com educação, que a constituição do Fundef abriu a possibilidade de implantação do Fundeb atualmente em vigor e que a melhoria no funcionamento deste está relacionada ao aumento da participação da sociedade nas decisões da política educacional e ao investimento na qualificação desta participação.pt
dc.description.abstractEste artículo, que combina procedimientos cuantitativos y cualitativos, ofrece resultados de encuesta que analizó el impacto del FUNDEF en la estructuración de la red municipal de Pirapozinho-SP, Brasil, y muestra como estos resultados proporcionan subsidios para un funcionamiento más adecuado de la política actual de financiación de la educación. Se verificó que, aun sin aumentar los recursos financieros de la enseñanza fundamental, el FUNDEF hizo una aplicación más eficiente, y redujo el mal uso. También que el establecimiento de los Consejos de Supervisión y Control Social proporcionan una mayor participación popular en la supervisión del poder ejecutivo y aumentan la transparencia del gasto en educación, que la constitución del FUNDEF abrió la posibilidad de implantación del FUNDEB actualmente en vigor y la mejora de su funcionamiento está relacionado con una mayor participación de la sociedad en las decisiones de política educativa y la inversión en competencias de dicha participación .es
dc.description.abstractThis article, which involves a combination of quantitative and qualitative procedures,provides survey results that examined the impact of Fundef in structuring the municipal school network of Pirapozinho-SP, and shows how these results provide subsidies to a more appropriate functioning of current policy education funding. It was found that,even without increasing the financial resources of school, Fundef rationalized and made more efficient implementation, reducing waste and diversion, and that the constitution of Fundef opened the possibility of deploying Fundeb currently in effect and that the improvement in their functioning is related to increased participation of society in the decisions of educational policy and investment in skills of such participation.en
dc.format.extent623-650-
dc.language.isopor-
dc.publisherFundação CESGRANRIO-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectPolíticas públicaspt
dc.subjectFinanciamento da educaçãopt
dc.subjectFundefpt
dc.subjectFundebpt
dc.subjectPolíticas públicases
dc.subjectFinanciación de la educaciónes
dc.subjectFUNDEFes
dc.subjectFUNDEBes
dc.subjectPublic policyen
dc.subjectEducation fundingen
dc.subjectFundefen
dc.subjectFundeben
dc.titleDo Fundef ao Fundeb: avaliando o passado para pensar o futuro: um estudo de caso no município de Pirapozinho-SPpt
dc.title.alternativeDel Fundef al Fundeb: evaluación del pasado para pensar el futuro: un estudio de caso en el municipio de Pirapozinho - SPes
dc.title.alternativeFrom Fundef to Fundeb: evaluating the past to think about the future: a case study in the municipality of Pirapozinho - SPen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnesp Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Matemática, Estatística e Computação-
dc.description.affiliationUnesp-
dc.description.affiliationUnespUnesp Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Matemática, Estatística e Computação-
dc.description.affiliationUnespUnesp-
dc.identifier.doi10.1590/S0104-40362011000400009-
dc.identifier.scieloS0104-40362011000400009-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0104-40362011000400009.pdf-
dc.relation.ispartofEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.