You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/7989
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Andréia Cristina de Almeida-
dc.contributor.authorTelarolli Junior, Rodolpho-
dc.contributor.authorMonteiro, Magali-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:25:15Z-
dc.date.available2014-05-20T13:25:15Z-
dc.date.issued2010-01-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000100012-
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 1, p. 199-214, 2010.-
dc.identifier.issn1516-7313-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/7989-
dc.description.abstractObjetivou-se identificar os conhecimentos e as práticas relacionados à alimentação de crianças entre zero e três anos, a fim de complementar a formação das profissionais que trabalham com crianças, na área da educação nutricional. O procedimento metodológico seguiu as orientações do estudo de caso, com abordagem qualitativa. Os saberes e as práticas das participantes do estudo foram analisados por meio de questões abertas e fechadas e das observações dos tópicos relacionados à nutrição infantil, juntamente com os dados sobre a formação dessas profissionais. Pode-se concluir que tanto as agentes educacionais quanto as professoras de Ensino Infantil são detentoras de um conhecimento sobre Nutrição Infantil, porém a preocupação maior destas foi atender as necessidades nutricionais das crianças por meio de uma boa alimentação, deixando, em segundo plano, as atividades pedagógicas, as quais poderiam ser realizadas em um programa de educação nutricional, construído coletivamente e inserido no projeto político-pedagógico da escola.pt
dc.description.abstractThis study aimed to identify the knowledge and practices that people have regarding 0 to 3 year-old children in order to add information for professionals who work with this age group of children in the Nutrition Education field. The methodological procedure followed a case study, with a qualitative approach. The sample studied was analyzed through questions and observations of topics related to infantile nutrition along with data about these professionals' educational degrees. The results show that both, educational agents and infant education teachers have a significant knowledge about infant nutrition. However their biggest concern was to supply the children's nutritional necessities through a healthy meal, leaving in a second place the activities that could be accomplished by a Nutritional Education Program, built collectively and introduced into the school.en
dc.format.extent199-214-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectAlimentação escolarpt
dc.subjectEducadorespt
dc.subjectEducação nutricionalpt
dc.subjectNutrição infantilpt
dc.subjectPesquisa qualitativapt
dc.subjectScholar nourishmenten
dc.subjectEducational agentsen
dc.subjectNutritional educationen
dc.subjectInfantile nutritionen
dc.subjectQualitative researchen
dc.titleAnalisando conhecimentos e práticas de agentes educacionais e professoras relacionados à alimentação infantilpt
dc.title.alternativeAnalyzing knowledge and practices of educational agents and teachers regarding to feeding children up to 3 years-olden
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Farmacêuticas Departamento de Alimentos e Nutrição-
dc.description.affiliationUnesp Faculdade de Ciências Departamento de Ciências Biológicas-
dc.description.affiliationUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Farmacêuticas Departamento de Alimentos e Nutrição-
dc.description.affiliationUnespUnesp Faculdade de Ciências Departamento de Ciências Biológicas-
dc.identifier.doi10.1590/S1516-73132010000100012-
dc.identifier.scieloS1516-73132010000100012-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1516-73132010000100012.pdf-
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.