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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/823
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dc.contributor.authorMonteiro, Leonardo de A.-
dc.contributor.authorLanças, Kleber Pereira-
dc.contributor.authorGuerra, Saulo Philipe Sebastião-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:12:54Z-
dc.date.available2014-05-20T13:12:54Z-
dc.date.issued2011-06-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-69162011000300015-
dc.identifier.citationEngenharia Agrícola. Associação Brasileira de Engenharia Agrícola, v. 31, n. 3, p. 551-560, 2011.-
dc.identifier.issn0100-6916-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/823-
dc.description.abstractA utilização correta de pneus em tratores, tanto em relação ao seu tipo quanto à calibração de sua pressão interna, e a lastragem ideal para cada condição de carga são fatores que influem significativamente no desempenho do trator. Esta pesquisa teve como objetivo comparar o desempenho de um trator equipado com pneus radiais e com pneus diagonais, para três condições de lastragem líquida (0%, 40% e 75% de água), em três condições superficiais de um Nitossolo Vermelho distrófico (superfície firme, preparada e com cobertura vegetal de resto de milho) e em três velocidades teóricas de deslocamento (4 km h-1, 5 km h-1 e 7 km h-1), informadas no painel do trator, correspondendo às marchas B1, B2 e C1. O melhor desempenho do trator, equipado com pneu diagonal, ocorreu na condição de 75% de água nos pneus, apresentando maior velocidade de deslocamento, menor patinhagem do trator, menor consumo horário de combustível e gerando maior potência na barra de tração. Com pneus radiais, o melhor desempenho do trator ocorreu na condição de 40% de água nos pneus, proporcionando maiores velocidades de deslocamento do trator, menores patinhagens, menores consumos, horário e específico de combustível, e maiores potência e rendimento na barra de tração.pt
dc.description.abstractThe correct use of tires, as for its construction type as for internal pressure calibration and the optimal weighting for each load condition are factors that impact significantly on their performance. This study aimed to compare the performance of a tractor equipped with radial tires and bias ply tires in three conditions of liquid ballast (0%, 40% and 75% water), three surface conditions of a Dystrophic Red Alfisol (firm surface, tillage surface and surface with corn residues coverage) and three theoretical traveling speeds (4 km h-1, 5 km h-1 and 7 km h-1), as indicated at the tractor display, related to the gear boxes B1, B2 and C1. The best tractor's performance, equipped with bias ply tire happened at 75% water in the tires and it had provide a higher traveling speed, lower slippage, lower fuel consumption per hour and higher drawbar pull power. The radial tires with the best performance happened at 40% water in tires and it has provided a higher traveling speed, lower slippage, lower fuel consumption per hour, lower specific fuel consumption and higher drawbar pull power bar.en
dc.format.extent551-560-
dc.language.isopor-
dc.publisherAssociação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)-
dc.sourceSciELO-
dc.subjecteficiência trativapt
dc.subjectmáquinas agrícolapt
dc.subjectensaio de tratorespt
dc.subjecttrative efficiencyen
dc.subjectagricultural machineryen
dc.subjecttractors testen
dc.titleDesempenho de um trator agrícola equipado com pneus radiais e diagonais com três níveis de lastros líquidospt
dc.title.alternativePerformance of an agricultural tractor equipped with radial and bias ply tires on three levels of liquid ballasten
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Ceará (UFC)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUFC Departamento de Engenharia Agrícola-
dc.description.affiliationUNESP Departamento de Engenharia Rural-
dc.description.affiliationUNESP Departamento de Gestão e Tecnologia-
dc.description.affiliationUnespUNESP Departamento de Engenharia Rural-
dc.description.affiliationUnespUNESP Departamento de Gestão e Tecnologia-
dc.identifier.doi10.1590/S0100-69162011000300015-
dc.identifier.scieloS0100-69162011000300015-
dc.identifier.wosWOS:000292924100015-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0100-69162011000300015.pdf-
dc.relation.ispartofEngenharia Agrícola-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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