You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/8317
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLanghi, Rodolfo-
dc.contributor.authorNardi, Roberto-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:26:01Z-
dc.date.available2014-05-20T13:26:01Z-
dc.date.issued2009-12-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172009000400014-
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Ensino de Física. Sociedade Brasileira de Física, v. 31, n. 4, p. 4402-4412, 2009.-
dc.identifier.issn1806-1117-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/8317-
dc.description.abstractEste artigo deriva de uma pesquisa mais ampla sobre a educação em astronomia e a formação de professores, e apresenta um panorama geral sobre o tema em âmbito nacional. Procuramos gerar uma classificação das instituições e outras iniciativas brasileiras dedicadas à astronomia, levando em conta os seus objetivos, tais como o ensino formal, informal, não-formal, bem como aqueles destinados à popularização dessa ciência. Comenta-se, em forma de um breve ensaio, a importância da atuação contextualizada destas instâncias no ensino da astronomia, levantando um desafio ainda a ser considerado, referente ao estudo das possíveis relações entre estes estabelecimentos e iniciativas, visando o avanço da educação em astronomia, em um movimento contrário à dispersão e pulverização de atividades locais e pontuais dos mesmos. Argumentamos que a pesquisa em ensino de astronomia tem potencial para exercer este papel integrador.pt
dc.description.abstractThis paper is part of a broader research on astronomy education and teachers' education, presenting a national overview about this subject. It tries to set up a classification system for Brazilian astronomy institutions and other enterprises, taking into consideration their aims, such as formal, informal, non-formal education, as well those addressed to the popularization of this science. We comment, in a brief essay, the importance of the contextual performance of these instances for the astronomy education, raising a challenge to be considered, related to the study of possible relations among these institutions and enterprises, aiming the advancement of the astronomy education, in a motion against the local and punctual activities dispersion and pulverization. We argue that the research in astronomy education has potential to exert this joint role.en
dc.format.extent4402-4412-
dc.language.isopor-
dc.publisherSociedade Brasileira de Física-
dc.sourceSciELO-
dc.subjecteducação em astronomiapt
dc.subjectinstituições e iniciativas dedicadas a astronomiapt
dc.subjecteducação formalpt
dc.subjectnão formal e informalpt
dc.subjectplanetáriospt
dc.subjectobservatóriospt
dc.subjectclubes de astronomiapt
dc.subjectpopularização da astronomiapt
dc.subjectastronomy educationen
dc.subjectastronomy institutions and enterprisesen
dc.subjectformalen
dc.subjectnon formal and informal educationen
dc.subjectplanetariumsen
dc.subjectobservatoriesen
dc.subjectastronomy clubsen
dc.subjectastronomy popularizationen
dc.titleEnsino da astronomia no Brasil: educação formal, informal, não formal e divulgação científicapt
dc.title.alternativeAstronomy education in Brazil: formal, informal, non-formal education, and scientific popularizationen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Departamento de Educação-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Departamento de Educação-
dc.identifier.doi10.1590/S1806-11172009000400014-
dc.identifier.scieloS1806-11172009000400014-
dc.identifier.wosWOS:000277561500013-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1806-11172009000400014.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Ensino de Física-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.