You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/8318
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlmeida, Maria José P. M. de-
dc.contributor.authorNardi, Roberto-
dc.contributor.authorBozelli, Fernanda Cátia-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:26:01Z-
dc.date.available2014-05-20T13:26:01Z-
dc.date.issued2009-01-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602009000200006-
dc.identifier.citationEducar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), n. 34, p. 95-109, 2009.-
dc.identifier.issn0104-4060-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/8318-
dc.description.abstractNeste artigo apresentamos a análise de interpretações de estudantes em trabalhos desenvolvidos em duas disciplinas de cursos de Licenciatura em Física, nas quais realizamos atividades bastante distintas, uma envolvendo a leitura e outra a observação pelos licenciandos. Buscamos compreender falas escritas pelos estudantes como parte dessas atividades, e procuramos evidenciar a diversidade de interpretações e a relevância desse trabalho para a formação inicial. O apoio teórico em que nos sustentamos foi a análise de discurso na vertente originada na França por Michel Pêcheux. A consideração da não transparência da linguagem, e as noções de condições de produção, memória discursiva e repetição, bem como alguns aportes sobre possíveis papéis da observação na construção científica, contribuíram para a compreensão de discursos escritos pelos estudantes. Mostramos a diversidade de interpretações dos licenciados: ao opinarem sobre a possibilidade ou não de se trabalhar a física moderna e contemporânea no ensino médio, depois de lerem um texto envolvendo esse tema, e ao redigirem um texto sobre a observação na pesquisa científica.pt
dc.description.abstractIn this paper we present an analysis of students' interpretations about tasks assigned during two courses taught in undergraduate physics preservice programs, in which we carried out among future physics teachers well distinct activities, one involving reading and another observation. We looked for comprehending their written speech as part of these activities, and to show the diversity of interpretations and the relevance of this task for teachers' initial training. The theoretical support of this study was the discourse analysis approach initiated in France by Michel Pêcheux. The no language transparency consideration and the production conditions, discursive memory and repetition notions, as well as some possible role played by observation in the scientific construction approaches, contributed to comprehend the students' written discourses. We showed the future teachers interpretations diversity: when thinking about the possibility to teach or not modern physics in high school level, after reading a text about this subject; and when writing a text about the role of observation in the scientific research.en
dc.format.extent95-109-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândia (UFU), Setor de Educação-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectleiturapt
dc.subjectobservaçãopt
dc.subjectinterpretaçãopt
dc.subjectformação inicialpt
dc.subjectanálise do discursopt
dc.subjectreadingen
dc.subjectobservationen
dc.subjectinterpretationen
dc.subjectteacher undergraduate educationen
dc.subjectdiscourse analysisen
dc.titleA diversidade de interpretações como fator constituinte da formação docente: leitura e observaçãopt
dc.title.alternativeThe interpretations diversity as a teacher education constituting factor: reading and observationen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação Departamento de Ensino e Práticas Culturais-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Departamento de Educação-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Departamento de Educação-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência-
dc.identifier.doi10.1590/S0104-40602009000200006-
dc.identifier.scieloS0104-40602009000200006-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0104-40602009000200006.pdf-
dc.relation.ispartofEducar em Revista-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.